WhatsApp | Aprenda a ativar o bloqueio com Touch ID ou Face ID no iPhone

Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

Nesta sexta-feira (4), o WhatsApp liberou uma nova versão do mensageiro instantâneo mais popular do mundo para iOS que conta com uma camada extra de proteção. A partir de agora, usuários de iPhone podem proteger suas conversas de olhos curiosos ativando o bloqueio por Touch ID ou Face ID, dependendo do modelo do smartphone que possuem.

Caso o usuário tenha um iPhone 6, 7 ou 8, por exemplo, o WhatsApp só libera o uso do aplicativo e, consequentemente, a visualização das mensagens depois que o usuário fornecer a digital cadastrada no iOS. Já quem tem um iPhone X, XS ou XR, poderá usar o Face ID para desbloquear o mensageiro, barrando de vez aquele parente ou amigo inconveniente que insiste em bisbilhotar o que você anda conversando no app.

O problema é que a nova opção de segurança vem desativada por padrão e pode acabar passando despercebida por muita gente. Mas calma que ativar o bloqueio com Touch ID ou Face ID no WhatsApp é tarefa fácil e o Canaltech explica passo a passo como fazer isso.

Passo 1

Antes de qualquer coisa, certifique-se que o seu WhatsApp está atualizado para a versão mais recente. O recurso de segurança foi liberado com a versão 2.19.20 do mensageiro na App Store, logo só quem possui esta versão ou posterior poderá usá-lo.

Certifique-se de que o seu WhatsApp está atualizado para a versão mais recente
Certifique-se de que o seu WhatsApp está atualizado para a versão mais recente (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Passo 2

Com o WhatsApp atualizado, abra o aplicativo, toque na engrenagem de "Ajustes" no canto inferior direito da tela e logo em seguida na opção "Conta".

Acesse os ajustes de conta do seu WhatsApp
Acesse os ajustes de conta do seu WhatsApp (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Passo 3

Nesta tela, toque na opção "Privacidade" para ter acesso às opções relacionadas a essa questão.

Em seguida, vá até as opções de privacidade
Em seguida, vá até as opções de privacidade (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Passo 4

Agora, role a tela para baixo e encontre a opção "Bloqueio de Tela" ao fim dela. Toque nessa opção.

Encontre a opção de bloqueio de tela
Encontre a opção de bloqueio de tela (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Passo 5

Agora, ative a chave de "Solicitar Touch ID" ou "Solicitar Face ID" (dependerá do modelo do seu iPhone) e determine em quanto tempo o WhatsApp deve solicitar que você forneça sua digital ou um novo escaneamento da face. Em "Imediatamente", sempre que você abrir o aplicativo ele solicitará a autenticação biométrica.

Ative a nova funcionalidade do WhatsApp ligando a chave de seleção
Ative a nova funcionalidade do WhatsApp ligando a chave de seleção (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Pronto, agora o seu WhatsApp sempre vai pedir por seu digital ou pelo escaneamento do seu rosto antes de liberar o acesso às conversas. Se por algum motivo a autenticação não for bem-sucedida, ainda haverá a opção de entrar com o PIN que desbloqueia o aparelho.

Caso ocorra alguma falha na autenticação biométrica, ainda será possível inserir a senha para liberar o WhatsApp
Caso ocorra alguma falha na autenticação biométrica, ainda será possível inserir a senha para liberar o WhatsApp (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Apesar desse novo recurso, as notificações pop-up de mensagens recebidas continuarão exibindo o conteúdo do que seus amigos enviam para você. Além disso, mesmo com o Bloqueio de Tela habilitado você ainda poderá responder às mensagens a partir das notificações, sem precisar passar pelo processo de desbloqueio. Portanto, tome cuidado!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.