Publicidade

WhatsApp anuncia que passará a compartilhar dados com o Facebook

Por| 25 de Agosto de 2016 às 10h41

Link copiado!

WhatsApp anuncia que passará a compartilhar dados com o Facebook
WhatsApp anuncia que passará a compartilhar dados com o Facebook
Tudo sobre Facebook

A partir desta quinta-feira (25) o WhatsApp passará a compartilhar dados das contas dos usuários, como número de telefone e o tempo que passam utilizando o aplicativo, com o Facebook.

A mudança está inclusa na nova política de privacidade do serviço, cuja aceitação será obrigatória para quem deseja continuar utilizando o aplicativo. Segundo o WhatsApp, o compartilhamento de informações com o Facebook permitirá "coordenar melhor e também implementar melhorias nas experiências entre os serviços nos próximos meses", bem como aperfeiçoar seus sistemas de segurança.

Os usuários serão notificados pelo aplicativo sobre a mudança na política de privacidade do WhatsApp e terão até 30 dias para decidir se optarão por continuar a utilizar o serviço aceitando as novas regras ou não. "Uma vez que o usuário aceite os termos de serviço e política de privacidade atualizados, iremos compartilhar alguns dados de sua conta com o Facebook", explicou a empresa. Além do Facebook, o uso dos dados do aplicativo de mensagens também será utilizado no Instagram.

O WhatsApp garantiu que não irá "publicar ou compartilhar seu número de telefone com terceiros, incluindo no Facebook". A decisão também inclui não "vender, compartilhar ou disponibilizar o seu número de telefone para anunciantes". Apesar disso, o uso dos dados compartilhados no Facebook para aprimorar a escolha de anúncios que serão exibidos ao usuário será opcional. Ao ser aprovada, a opção também permitirá receber recomendações de amizades na rede social baseado nos contatos do WhatsApp.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, o compartilhamento das informações para melhorar os anúncios faz parte de uma estratégia "para testar maneiras para que as pessoas possam se comunicar com estabelecimentos comerciais dentro dos próximos meses, (...) sem a exibição de anúncios e spam". "Por exemplo, digamos que você tenha se registrado na lista de endereços da floricultura do seu bairro utilizando o mesmo número de telefone da sua conta do WhatsApp. Quando esta floricultura decidir anunciar no Facebook, você também receberá estes anúncios".

A mudança na política de privacidade do WhatsApp marca a primeira decisão da empresa em adotar uma ligação mais profunda com o Facebook, visto que antes não havia nenhuma interferência entre os serviços. Apesar de levantar dúvidas sobre a privacidade e a segurança dos usuários, o WhatsApp garantiu que a alteração não comprometerá a criptografia de ponta-a-ponta. "Mesmo que estejamos trabalhando em colaboração com o Facebook, suas mensagens criptografadas permanecerão privadas e ninguém mais poderá lê-las. Nós, o Facebook ou qualquer outra pessoa estarão impossibilitados de ler as suas mensagens", declarou a empresa.