Publicidade

WhatsApp anuncia fim do suporte para o iOS 7

Por| 14 de Junho de 2018 às 10h54

Link copiado!

WhatsApp anuncia fim do suporte para o iOS 7
WhatsApp anuncia fim do suporte para o iOS 7
Tudo sobre WhatsApp

O trem da tecnologia continua sempre em frente e, agora, os mais novos indivíduos a serem deixados para trás são o WhatsApp no iOS 7 e Android Gingerbread 2.3.7. Em comunicado, a empresa informou que está abandonando suporte ao mensageiro nestas versões dos sistemas operacionais – ele permanece funcionando até 2020, mas não está mais sendo desenvolvido nem deverá ter atualizações até lá.

Isso significa que, a partir de 2020, usuários do iPhone 4 e anteriores, por exemplo, não terão opção a não ser abandonar a plataforma para comunicação ou, então, investir em um novo celular. Até lá, entretanto, a boa notícia é que o mensageiro continua funcionando, mas alguns recursos podem deixar de funcionar a qualquer momento sem que uma atualização seja emitida para correção.

Isso é válido principalmente para recursos mais recentes e já voltados para as plataformas atuais. A equipe de desenvolvimento está focada nas versões mais recentes dos sistemas operacionais e, sendo assim, não deve voltar seus olhos para o passado. A garantia de funcionamento ao longo do próximo um ano e meio, entretanto, se mantém e, pelo menos em suas funcionalidades básicas, o WhatsApp deve permanecer no ar.

A explicação do WhatsApp para isso é simples: seu esforço está em garantir o funcionamento nas plataformas utilizadas pela maioria das pessoas. O iPhone tem uma taxa de atualização bem maior que o Android, por exemplo, o que explica o suporte estendido a versões mais antigas do sistema operacional da Google, enquanto o mesmo não acontece para a plataforma da Apple.

Continua após a publicidade

Esse fator também explica porque uma edição relativamente mais recente do iOS está deixando de ser apoiada, enquanto, no Android, é uma edição bem mais antiga, com dez anos de idade, sendo abandonada. A taxa de atualização nos aparelhos da Google é menor, principalmente entre os segmentos de baixa renda, o que faz com que o WhatsApp trabalhe para manter uma parcela significativa de seu público ainda conectada. Eventualmente, entretanto, alguém tem de ceder.

De acordo com dados da ApInteligent Data, atualmente o iOS 7 é usado por 0,26% da base de usuários do iPhone. Enquanto isso, no Android, a parcela é de 0,09% de utilizadores ainda com aparelhos que têm a versão Gingerbread no bolso.

Fonte: WhatsApp