Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp ameaça processar desenvolvedores que acessam dados de seu app

Por| 05 de Julho de 2018 às 10h25

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

Apesar de muitos aplicativos possuirem funções próprias, alguns deles se focam em ampliar ou simplesmente servem como alternativa às ferramentas originais, fazendo com que a experiência de utilização se molde de acordo com o perfil de cada usuário. No entanto, nem todas as companhias por trás de aplicativos populares estão felizes com este tipo de atividade, e o exemplo mais recente disso é o WhatsApp.

Recentemente, o Facebook, atual proprietário do WhatsApp, enviou a alguns desenvolvedores solicitações para que os apps terceiros parem de acessar os dados do aplicativo de mensagens, sob a ameaça de processo judicial, caso a orientação não seja efetivada. Ainda não está claro qual seria a razão por trás desta decisão.

De acordo com os desenvolvedores que receberam o alerta de "Cease & Desist" (Cessar e Desistir), a companhia responsável pelo WhatsApp pediu que os responsáveis por aplicativos terceiros que realizam o acesso a dados do mensageiro desativem tais recursos ou até mesmo toda a ferramenta o quanto antes, alegando que tais atividades violam os direitos de sigilo de dados dos usuários.

Dois aplicativos que estão na mira do WhatsApp são o Can’t Talk e o DirectChat, que possuem as funções específicas de armazenamento de notificações no app e de oferecer as funções do mensageiro em uma interface integrada com outros serviços, respectivamente.

Continua após a publicidade

O principal argumento de defesa por parte dos desenvolvedores é que tais aplicativos utilizam apenas as APIs públicas que o Android oferece, e que esse tipo de atividade não viola qualquer regulamento do serviço.

Ainda não está muito claro sobre como este conflito de interesses vai se desenrolar, considerando que as APIs do Android são públicas para os desenvolvedores e até mesmo o WhatsApp faz uso destes recursos para funcionar.

Fonte: AndroidPoliceReddit