WhatsApp alcança preferência de 95% dos trabalhadores remotos e supera Skype

Por Redação | 14 de Maio de 2015 às 16h35
photo_camera Divulgação

A tecnologia tem ajudado muito o trabalho remoto de profissionais dos mais variados setores. Uma pesquisa realizada pela Regus, com 44 mil funcionários no mundo, mostra que 86% dos trabalhadores utilizam pelo menos alguma ferramenta OTT (over the top) no seu dia a dia longe de sua baia de trabalho. A pesquisa mostrou que a necessidade de aumentarem a produtividade para suprir a demanda de seus produtos e serviços está impulsionando os profissionais a adotarem aplicativos de escritório.

Cerca de 85% dos entrevistados acreditam que a necessidade do mercado está levando as empresas no mundo todo a proporcionarem aos seus funcionários ferramentas flexíveis para que possam acessar informações em qualquer lugar. O levantamento também mostra que uma vez que são fornecidos os meios para o trabalho remoto, os funcionários concordam que quem está fora do escritório tem que estar preparado para utilizar ferramentas de controle de média de atividades (72%) e de produtividade (73%).

As principais ferramentas que são utilizadas para aliviar um pouco um dos problemas tradicionalmente associados a trabalho remoto são o armazenamento e compartilhamento de documentos. No mundo, o Dropbox é o utilizado em 56% dos entrevistados. No Brasil, o serviço divide as preferências com o Google Drive, cada um mencionado por cerca de 63% dos participantes da pesquisa.

Em relação às ferramentas de mensagens instantâneas que utilizam o VoIP, elas determinam uma guinada significativa no modelo de trabalho e comprovam o porquê das teles estarem tão preocupadas com o impacto das rivais OTTs. De acordo com a pesquisa, no Brasil o aplicativo mais utilizado é o WhatsApp, com 95% da preferência. Em seguida aparecem o Skype, com 81%, e o Facebook Messenger, com 68%.

Segundo o diretor da Regus, Otávio Cavalcanti, "as ferramentas online estão ajudando a superar alguns dos obstáculos tradicionalmente associados com o trabalho remoto. A tecnologia faz a ponte entre o funcionário e a empresa. É importante mostrar como os funcionários podem ser totalmente operacionais, mesmo quando não estão no escritório e, de fato, eles podem economizar o tempo gasto na viagem para o escritório ou para reuniões, e aumentar a produtividade".

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=39592&sid=46#.VVTKJZN0f9N

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!