WhatsApp agora permite compartilhar GIFs a partir do teclado do Google

Por Sérgio Oliveira | 18 de Março de 2017 às 15h37

Aos poucos o WhatsApp acrescenta e corrige recursos pedidos pelos usuários, e o mais recente deles foi a adição do suporte à busca e compartilhamento de GIFs animados a partir do GBoard, o teclado do Google.

Na versão 2.17.110 do WhatsApp Beta para Android, o mensageiro instantâneo finalmente adicionou mais uma forma de os usuários procurarem e compartilharem GIFs com seus contatos. Antes era preciso acessar o seletor de emojis embutido no aplicativo e depois mudar para a aba "GIF" para buscar os arquivos -- algo que acabava atrapalhando quem já estava com o teclado aberto na tela do smartphone.

Com a adição desta semana, entretanto, agora passa a ser possível fazer tudo a partir do GBoard, o teclado do Google. Para isso, basta que os usuários toquem no campo de texto para abrir o teclado, depois toquem no ícone de emojis e depois alternem para a aba "GIF". Pronto, de lá é possível não só buscar pelas animações, como também ver as sugestões do Google para deixar a conversa mais animada.

Antes da atualização desta semana, só era possível buscar GIFs no WhatsApp a partir do menu de emojis (esquerda). Novidade agora permite que isso também seja feito a partir do teclado do Google (direita)
Antes da atualização desta semana, só era possível buscar GIFs no WhatsApp a partir do menu de emojis (esquerda). Novidade agora permite que isso também seja feito a partir do teclado do Google (direita) (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Novidade na versão Beta do WhatsApp, o suporte à busca e compartilhamento de GIFs a partir do teclado do Google já é um recurso relativamente antigo e que estreou no já defunto Android Honeycomb. O recurso, porém, só é ativado em aplicativos compatíveis, algo que agora o WhatsApp é.

Se você ainda não vê a novidade ativada no seu WhatsApp, vale lembrar que ela está disponível apenas para aqueles que fazem parte do programa Beta, que recebe as principais novidades do mensageiro antes de todo mundo. Para se tornar um Beta do WhatsApp, basta se inscrever neste link e fazer o download do app na Play Store.

Fonte: Android Police

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.