Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wear OS pode melhorar experiência de canhotos com smartwatches

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Janeiro de 2022 às 12h58

Link copiado!

Reprodução/Envato
Reprodução/Envato

Uma atualização do Wear OS, o sistema operacional do Google para relógios inteligentes, pode melhorar a usabilidade dos smartwatches por quem é canhoto. A principal novidade seria a adição de um recurso que permite girar a tela em 180 graus, assim dá para controlar as funções com a mão invertida sem dificuldade.

Os futuros acessórios devem ser aprimorados para corrigir essa falha, conforme consta em uma atualização do Google Issue Tracker. É fato que o software desses relógios eram pensados para os destros, por isso quem faz atividades com a mão esquerda pode ter dificuldade em lidar com os comandos na tela.

Continua após a publicidade

Com a mudança, a pessoa poderá usar o relógio no pulso direito, mas de cabeça para baixo. Dessa forma, os botões que ficam posicionados no lado direito ficariam na esquerda para facilitar o alcance dos dedos.

Essa é uma reclamação antiga dos proprietários e está em desenvolvimento desde 2018, quando surgiram os primeiros relatos e o sistema ainda era chamado de Android Wear. Na verdade, a ideia teria sido dada por um usuário incomodado com o fato de não conseguir mexer direito nos botões laterais.

Canhotos poderão usar smartwatch com mais facilidade

Trata-se de uma boa e uma má notícia ao mesmo tempo: quem já tem um aparelho precisará mudar (e gastar dinheiro, pois não são dispositivos baratos), mas terá a certeza que utilizará um relógio ajustado à sua necessidade. A solução temporária é usar alguns apps que fazem a função no método da gambiarra, como o programa Lefty.

Continua após a publicidade

Não está claro quando a novidade deve chegar, mas os desenvolvedores do Google marcaram como um recurso para "futuros novos dispositivos", o que sugere que isso pode não ser uma mera atualização para relógios já existentes. Pelo que parece, girar a tela em smartwatches pode ser um processo mais complicado do que parece, portanto é necessário aguardar mais informações concretas.

Fonte: Google Issue Tracker