Waze passa a avisar motoristas sobre excesso de velocidade

Por Redação | 29 de Março de 2016 às 12h27

O Waze vai começar a usar seu grande banco de dados de radares e limites de velocidade, cadastrados pelos próprios usuários, para tentar melhorar o trânsito. Em uma nova funcionalidade que será adicionada por meio de atualização, o serviço passará a informar de forma mais clara e direta os limites de velocidade, informando aos motoristas quando eles os tiverem ultrapassado. A novidade deve começar a aparecer já nesta terça-feira (29), e o Brasil está entre os 16 primeiros países a receberem a ferramenta.

Os alertas são totalmente personalizados, e os avisos sobre velocidade podem ser feitos por voz, através do sistema de GPS, ou visualmente, na tela do aparelho. Agora, o Waze passa a evidenciar, no canto interior esquerdo, a velocidade da via em que o carro está. Usando os sensores do aparelho, o aplicativo também será capaz de inferir a velocidade do veículo e indicar sobre a ultrapassagem do limite.

Com o recurso, o usuário também pode conferir em tempo real sua velocidade e ter todas as informações sobre sua condução concentradas em um único local. Para o Waze, trata-se de um grande auxílio em estradas e trajetos desconhecidos, por exemplo, em que o GPS se torna uma ajuda mais do que essencial. Conhecer os limites de velocidade da via em tais percursos garante não apenas uma condução mais segura, mas também evita o recebimento de multas por desconhecimento.

Waze velocímetro

A função também é totalmente personalizável. Os usuários podem, por exemplo, desligar completamente os avisos ou configurá-los para que o alerta aconteça apenas quando uma determinada porcentagem do limite for ultrapassada. Como no caso de acidentes, desvios e tudo mais, também é possível realizar correções em tempo real sobre a presença de radares ou os limites disponíveis.

É, mais do que um novo utilitário para os usuários, mas também uma forma de incrementar a base de dados do Waze. A própria empresa afirma que os limites de velocidade podem não estar corretos para todas as vias, uma vez que seria impossível, mesmo com a ajuda dos usuários, saber exatamente quais as normas para todas as ruas do mundo. Sendo assim, muitas das regras foram obtidas a partir da média dos usuários que passaram por ali, e a companhia espera que muitas correções aconteçam com o uso constante da funcionalidade.

A atualização é gratuita e deve estar disponível primeiro para smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS. Os alertas de velocidade serão configurados por padrão para o limite da via, e para desliga-los ou alterar suas preferências, o usuário deve acessar as configurações do aplicativo.

Para uma melhor experiência e para manter as duas mãos no volante e os olhos na estrada, o Waze recomenda que o motorista ative:

  • Alertas de áudio sobre limites de velocidade (Menu > Configurações > Velocímetro > Velocímetro > Tocar som de alerta)
  • Controle de voz não-manual (Menu > Configurações > Comandos de voz > Ativar)
  • Permissão de envio de notificações nas suas configurações do celular para alertas do Waze sobre trânsito incomum

Fonte: Waze

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.