Waze permite que usuários gravem suas próprias instruções de direção

Por Redação | 09 de Maio de 2017 às 10h54
photo_camera Divulgação

O Waze atualizou seu aplicativo nesta terça-feira (09) com uma funcionalidade, no mínimo, inusitada. A partir de agora, usuários podem gravar os seus próprios conjuntos de instruções de direção, criando pacotes personalizados com a própria voz ou utilizando as de familiares e amigos.

A função de gravação fica na tela de configurações do serviço e permite que apenas as indicações básicas, como “vire à esquerda”, sejam inseridas. Isso significa que nomes de ruas e outras falas mais complexas não poderão ser customizadas e, no caso da utilização de um pacote personalizado, não serão ditas ao usuário, mais ou menos como já acontecia com os conjuntos gravados por celebridades ou personagens.

O Waze incentiva os usuários a não apenas utilizarem a própria voz, mas também criarem pacotes utilizando os filhos e outros membros da família. Tem amigos com vozes engraçadas ou que são bons imitadores? Eles também podem participar da brincadeira, que fica armazenada localmente, no próprio celular usado para gravação.

Os conjuntos, por outro lado, não podem ser compartilhados com os amigos. A possibilidade poderia criar toda uma comunidade de produção de conteúdo, mas também poderia colocar o Waze em maus lençóis quando o assunto é direitos autorais, já que muita gente, com toda certeza, vai usar personagens licenciados, seja por imitações ou gravações feitas a partir de filmes e produtos oficiais, para criar seus pacotes de indicações.

Além da novidade, a atualização do Waze trouxe consigo as tradicionais melhorias de performance e correções de bugs, que não foram especificados pela empresa. O update está disponível de graça para todos os usuários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.