Publicidade

VLC terá design reformulado e nova versão web ainda em 2021

Por| 13 de Fevereiro de 2021 às 17h00

Link copiado!

Divulgação/VLC
Divulgação/VLC

O aplicativo de reprodução de vídeo VLC completa 20 anos em 2021 e deve finalmente ser redesenhado em breve. Disponível para diversas plataformas, o app será atualizado para a versão 4.0 com um visual modernizado, e talvez ganhe uma versão web.

A revelação foi feita pelo criador do aplicativo e presidente da VideoLAN Foundation, Jean-Baptiste Kempf, em entrevista ao site Protocol. A nova versão deve chegar ainda em 2021, mas não há uma previsão mais específica para o lançamento da atualização. “Modificamos a interface para ficar um pouco mais moderna”, resumiu o executivo, sem detalhar muito as novidades.

Além do novo visual, o VLC também vai ter maior integração com conteúdos online, de uma maneira um pouco diferente. “Em vez de oferecer o mesmo catálogo de vídeos para todo mundo, o VLC vai ter algumas extensões para reproduzir conteúdo de terceiros”, explicou. Kempf ainda disse não descartar o uso de vídeos com anúncios no futuro para tentar algum retorno financeiro com o projeto.

Continua após a publicidade

A empresa também trabalha em um projeto chamado Moviepedia, que seria uma espécie de concorrente ao IMDb com estilo mais parecido com a Wikipedia, permitindo que os próprios usuários editem o conteúdo.

Versão web

Kempf também mencionou uma nova versão web para o VLC, que usa WebAssembly e JavaScript para rodar vídeos em navegadores. No passado, o app já teve um plugin que usava o Flash para reproduzir vídeos na internet, mas esta tecnologia ficou ultrapassada e não tem mais suporte em praticamente nenhum navegador moderno.

Não há previsão para o VLC 4.0 chegar aos dispositivos móveis ou PCs, nem uma data para o Moviepedia ficar disponível ou para a versão web do aplicativo. Mas as revelações do desenvolvedor do app podem ser um sinal de que não deve demorar muito.

Continua após a publicidade

Fonte: Protocol