Publicidade

Vivaldi para Android é atualizado para deixar o usuário no controle da navegação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Agosto de 2021 às 10h13

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Já aconteceu PC, agora é a vez do Android receber a atualização 4.1 do Vivaldi. O navegador leva ao celular as mesmas novidades que implementou no PC — a maioria delas focadas em aprimorar a qualidade da experiência geral com o app, encorpada com opções novas nas configurações para permitir mais personalização.

A ideia é garantir que o usuário ajuste o navegador para que ele funcione da forma que preferir. As opções se estendem desde o comportamento do app ao abrir novas guias ao redirecionamento de links para outros aplicativos. São tão específicas as opções que dificilmente o Vivaldi fará algo que o utilizador não queira.

Fique no Vivaldi

Continua após a publicidade

No celular, é comum receber indicações para baixar o app de um site que você visita para continuar com a navegação. Quando disponível, o navegador pergunta se você deseja ir ao outro aplicativo, mas quando isso não acontece (ou quando você configura errado), basta clicar para ser redirecionado.

O Vivaldi quer evitar que o usuário saia do app, se ele assim preferir. A opção “Fique no navegador” adicionada ao menu de configurações tenta abrir o conteúdo do link no próprio navegador, evitando a alternância de telas.

A bagunça das guias

Continua após a publicidade

Quando você abre uma nova guia, sabe onde ela vai aparecer no gerenciador? É no último lugar da fila, o mais próximo possível da guia atual, ou perto somente das abas ativas? Ficou na dúvida, né? Felizmente, o Vivaldi reconheceu essa confusão e deu novas opções para esse comportamento.

A partir do menu de configurações, o usuário pode escolher exatamente onde guias novas são abertas. Veja as mais recentes alternativas:

• Depois das guias relacionadas: guias terão uma relação “pai-filho”, ou seja, sempre que você abrir um link na página atual, a nova aba será aberta ao lado de seu “pai”;
• Após a guia ativa: abre uma nova guia ao lado da página atual (opção padrão);
• Como última guia: páginas abertas em novas abas são colocadas no fim da fila independente da sua origem;
• Como Tab Stacks com guias relacionadas: abre um novo grupo de abas com a página atual e a nova guia.

Continua após a publicidade

Tab Stacks opcionais

Quem não gosta da Tab Stacks, a função do Vivaldi equivalente ao grupo de guias do Chrome e do Edge, poderá desabilitá-la também por meio do menu de configurações.

Desligar o recurso pode ser uma solução interessante para quem não se adaptou ao modelo de agrupamento de guias ou acha a função desnecessária. Tal recurso é bem interessante para quem é apegado ao hábito de abrir várias páginas simultaneamente, mas pode não ser importante para aqueles que passam brevemente pelo app.

Continua após a publicidade

A atualização deve estar sendo distribuída entre os usuários gradativamente, mas vale dar uma olhada na Play Store e conferir se há pacotes com download pendente.

Achou que alguma das adições foi útil? Você usa o Vivaldi como navegador principal no dia a dia? Deixe suas impressões sobre a versão 4.1 do app aí embaixo, nos comentários.

Fonte: Vivaldi