Publicidade

visionOS 2 permite criar fotos em 3D no Apple Vision Pro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Junho de 2024 às 12h52

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

A Apple anunciou o visionOS 2, nova geração do sistema operacional usado no Apple Vision Pro, durante a conferência WWDC. A atualização para os headsets conta com novos gestos de controle com as mãos e um recurso para transformar qualquer imagem da galeria numa “foto espacial”, com efeitos de profundidade e movimento.

Imagens espaciais

O maior destaque do visionOS 2 é a capacidade de deixar qualquer foto da galeria em 3D — é o que a Apple chama de “imagens espaciais”. Com apenas um toque na tela, o sistema identifica os elementos centrais da foto e consegue criar efeitos de profundidade e dimensão no Apple Vision Pro.

Continua após a publicidade

Dessa forma, ao se movimentar com o headset, é possível observar o movimento e a perspectiva da foto, no lugar de olhar apenas para um resultado estático. Os resultados podem ser compartilhados com outras pessoas via SharePlay e os visitantes podem usar os Personas do Vision Pro para verem e comentarem o resultado em tempo real.

A Apple também pretende ampliar os esforços na produção de conteúdos espaciais com a ajuda de parceiros do mercado: a Canon vai lançar uma lente dedicada ao recurso na câmera EOS R7, enquanto o Final Cut Pro e o Vimeo receberão recursos para editar e publicar vídeos do tipo.

Novos gestos de comando

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Outra mudança importante do visionOS 2 inclui novos comandos com a mão para controlar o sistema: ao fazer um gesto de pinça com os dedos, é possível abrir a lista de aplicativos. Além disso, um movimento giratório com a mão abre informações gerais do headset, como o relógio e o nível de bateria, e facilita o controle do volume.

Mais novidades

A nova versão do sistema ainda conta com os seguintes recursos:

Continua após a publicidade
  • Ampliação da Tela Virtual do Mac para ocupar o espaço de dois monitores 4K ao lado do outro;
  • Exibição do teclado Magic Keyboard físico dos usuários, mesmo dentro de um Ambiente ou app;
  • O Safari mostra vídeos mesmo dentro de um Ambiente;
  • Até cinco transmissões esportivas simultâneas no Apple TV;
  • Legendas Ao Vivo em todo o sistema;
  • Novo recurso Follow Your Breathing no app Atenção Plena, com novos exercícios para manter padrões de respiração;
  • Compatibilidade com o AirPlay para ver conteúdo no Vision Pro a partir do iOS, iPadOS ou macOS.

Além do novo sistema, a Maçã confirmou que vai distribuir o Vision Pro para outros três novos continentes, mas o Brasil segue de fora da lista. “Queremos muito que as pessoas testem os novos recursos do visionOS 2 para navegar facilmente pelo sistema operacional, reviver lembranças de maneiras impensáveis e aproveitar as melhorias nos apps que definem o Vision Pro” comentou Mike Rockwell, vice-presidente da divisão de produtos do Vision da Apple.

O que rolou na WWDC 2024

Continua após a publicidade

A conferência para desenvolvedores da Apple contou com novas versões dos sistemas operacionais e a chegada do aguardado Apple Intelligence, um pacote de recursos de inteligência artificial — veja as principais novidades.