Viber passa a suportar criptografia de ponta a ponta

Por Redação | 19.04.2016 às 10:07

Assim como o WhatsApp, o Viber também adotará a criptografia de ponta a ponta. As novas características de segurança valem para todas as mensagens e ligações feitas na plataforma, incluindo chats em grupo (que suportam até 200 pessoas). Além disso, também foi adicionada a possibilidade de "esconder" uma conversa na sua conta. Anteriormente, a única opção era a de excluir uma conversa indesejada.

Essas novidades serão aplicadas para usuários do mundo todo nas próximas semanas, mas os quatro países com maior presença do Viber receberão a atualização a partir dessa terça-feira (19): Tailândia, Israel, Bielorrússia e, é claro, o Brasil.

Para aproveitar o novo padrão de segurança, é necessário que o usuário baixe a última atualização do programa, de número 6.0. e faça uma reautenticação via QR Code. A atualização está disponível para sistemas Android, iOS, PC e Mac.

De acordo com a empresa, a criptografia do Viber funcionará em diferentes níveis, identificados pelas cores de um cadeado no lado direito da tela do app. Um cadeado cinza quer dizer que a conversa (de texto ou voz) está completamente criptografada. Já um cadeado verde significa que você pode autenticar usuários antes de cada conversa ou monitorar continuamente o usuário para se certificar que a conta dele é verificada. Por último, um cadeado vermelho aponta um usuário que não fez a reautenticação de conta.

Além dessas mudanças, um recurso de esconder chats também foi adicionado, tornando as conversas acessíveis apenas após digitar uma senha de quatro dígitos.

Expandindo o Viber

De acordo com o COO do mensageiro, Michael Shmilov, os usuários podem esperar por mais novidades em breve. Para se manter competitivo em relação aos outros players do segmento, o Viber tem planos de incluir um serviço para empresas, possibilitando que elas se comuniquem com seus clientes como parte de serviços de CRM. A plataforma também estuda adicionar bots e outros serviços como chats públicos e jogos.

O serviço para empresas deve ser o primeiro a ser lançado, chegando já nos próximos meses. Quanto aos bots, eles devem ser disponibilizados para o público a partir do terceiro trimestre de 2016.

Atualmente, o Viber tem mais de 711 milhões de usuários em todo o mundo.

Via Tech Crunch