Versão web do WhatsApp ganha funcionalidades mais avançadas

Por Redação | 09.07.2015 às 12:49

Criado inicialmente apenas como uma versão adaptada e bastante simplista do aplicativo completo, a versão web do WhatsApp ganhou nesta semana algumas funcionalidades novas para se aproximar, pelo menos um pouco, do software principal. Agora, os usuários do cliente para computadores podem, também, alterar opções de grupo, mexer em configurações de chat ou atualizar o próprio perfil.

São novidades simples, mas que trazem um pouco mais para a experiência. Agora, não é mais preciso estar efetivamente diante do celular para mudar a própria foto, por exemplo. Além disso, dá para acessar a lista de contatos diretamente pelo computador, deletar conversas, silenciar grupos ou deixá-los completamente.

Existente desde janeiro, o WhatsApp Web surgiu para atender a uma demanda de integração cada vez maior entre os usuários. Rapidamente, porém, o cliente começou a ser criticado por ser apenas uma espécie de espelho do que acontece com o celular, exigindo que ele esteja conectado a redes sem fio ou mobile para que o mensageiro funcionasse no computador. A ideia segue na contramão de outras soluções, como o Telegram, que possui versões independentes em diversos aparelhos.

Foi justamente essa cara de “quebra-galho” que fez com que a Apple não aderisse à novidade. Até agora, os usuários de iOS – outro sistema operacional em que o aplicativo é líder em números – permanecem sem acesso à função web, que está disponível apenas para Android e Windows Phone.

Nem o WhatsApp nem o Facebook, que é o controlador da aplicação, se pronunciaram sobre as novidades, que foram incluídas em uma nova atualização sem aviso. Parece uma iniciativa para deixar a solução mais completa e interessante, mas ninguém falou nada efetivamente sobre tal foco.

Fonte: The Next Web