Siga o @canaltech no instagram

Veja como instalar aplicativos bloqueados da Google Play Store

Por Cadu Silva
Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Algumas vezes nos deparamos com aplicativos que, segundo a loja, não são compatíveis com nosso dispositivo, quando na verdade podem funcionar perfeitamente. Outras vezes um filtro de país nos impede de instalar o app.

Mas a seguir vamos mostrar como burlar essas limitações sem precisar fazer root, bastando apenas um gerenciador de arquivos e um site. Nós vamos baixar o arquivo APK diretamente da Google Play Store e instalar no smartphone.

Mas como vamos conseguir fazer o download se a loja nos impede? Simples: vamos usar um site que puxa o arquivo APK da loja e permite que você o baixe em seguida. Assim, você terá o arquivo que poderá ser transferido para o aparelho e por fim instalado.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Pegue o endereço do aplicativo desejado na Google Play Store e cole ele no campo presente neste site. Ao clicar no botão azul "Generate Download Link", o arquivo será puxado e disponibilizado para download.

Porém, esse modo só permite baixar aplicativos gratuitos. Usando a extensão para Google Chrome disponível pouco abaixo do botão azul, você será capaz de baixar também o instalador de aplicativos pagos, desde que tenha comprado eles antes.

Não deixe de clicar em Guide para ver como instalar o complemento, já que ele não se encontra na loja do Chrome. Uma vez com o arquivo APK no seu computador, transfira-o para o smartphone e navegue até o lugar onde ele foi salvo com algum gerenciador de arquivos.

Antes de instalar, precisaremos configurar o Android para permitir usar fontes desconhecidas. Independente de você estar pegando o arquivo diretamente de uma fonte confiável, por estar em forma de arquivo APK, ele representa uma fonte desconhecida para o sistema.

Para permitir a instalação de aplicativos vindos dessas fontes, vá até as configurações de segurança do aparelho. Mas não se preocupe: já que você está pegando o arquivo diretamente da loja do Android, é bem improvável que ele contenha vírus.

E também não há como usar essa ferramenta para fins de pirataria, já que somente é possível baixar aplicativos pagos se você já tiver comprado eles. Pode não ser muito prático, mas a alternativa seria fazer root e editar arquivos do sistema para fazer seu smartphone se passar por outro modelo.

As chances de problemas nesse caso são bem maiores e o sucesso não é garantido. Com as instruções deste artigo, você conseguirá burlar os bloqueios e ter o aplicativo desejado instalado sem precisar mexer nas entranhas do sistema.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.