Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Um emoji de esquilo está travando o WhatsApp no Android

Por| 04 de Maio de 2018 às 12h20

Link copiado!

Disney
Disney

Os usuários do WhatsApp estão fechando esta semana diante de mais uma piadinha, que vem sendo compartilhada amplamente por usuários em conversas individuais ou grupos. É quase como um desafio, que incita o utilizador a clicar no, aparentemente, inocente emoji de um esquilo, que causa o travamento completo da aplicação e exige que ela seja aberta novamente.

Trata-se, novamente, de uma trollagem semelhante a tantas outras que já vimos no passado, como os caracteres árabes que travavam o iOS e também atingiam usuários do Twitter. Desta vez, porém, os alvos são os utilizadores do sistema operacional Android, que são levados pelos amigos a pressionarem sobre a figura do esquilo apenas para verem o WhatsApp congelar e tendo de ser reinicializado.

Novamente, o responsável é um conjunto de caracteres, desta vez, ocultos. Repare que, antes do emoji, há um grande espaço em branco. É lá que está localizada uma string que, quando processada pela aplicação durante o pressionamento, gera o travamento. A leitura dos caracteres é necessária quando o usuário mantém o dedo sobre uma mensagem, uma ação que, normalmente, abre opções como encaminhar, responder, favoritar ou deletar textos do WhatsApp.

Continua após a publicidade

Além disso, a mensagem marca o desembarque no Brasil de uma brincadeira que já vinha rolando há algumas semanas na Europa e Estados Unidos, agora adaptada com textos em português e com a simpática imagem do esquilo. Lá fora, ela aparecia de forma mais simples, com somente o texto desafiando o usuário a não tocar na mensagem ou o ícone de uma bola preta, o “botão” que geraria o travamento.

E como o melhor do Brasil é o brasileiro, é claro que variações da trollagem também já começaram a surgir. Assim como aconteceu no exterior, os mesmos usuários que enganaram os contatos com a imagem do esquilo já começam a encaminhar o código novamente com um botão preto, indicando que essa seria a solução para o problema de travamento no WhatsApp.

Continua após a publicidade

Fora da inconveniência do congelamento do aplicativo e reinicialização, entretanto, não há com o que se preocupar. Como dito, isso é causado por um bug de software e, sendo assim, não gera perigo algum para sua conta. Seus dados, senhas de acesso, informações pessoais ou mensagens trocadas não são acessados por ninguém caso você caia na brincadeira e nenhum outro efeito adverso em seu celular surgirá como resultado disso.