Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uber | Versão mais leve do aplicativo passa a funcionar no Brasil

Por| 25 de Setembro de 2018 às 14h22

Link copiado!

Uber | Versão mais leve do aplicativo passa a funcionar no Brasil
Uber | Versão mais leve do aplicativo passa a funcionar no Brasil

A Uber anunciou nesta terça-feira (25) o lançamento de uma versão mais leve de seu aplicativo, voltado para os usuários de celulares mais modestos, com pouco poder de processamento ou espaço para instalação de software. Com apenas 5 MB, o app foi lançado em versão Beta e já está disponível para download gratuito por meio da Google Play Store, que serve o sistema operacional Android.

Criado com foco em países emergentes, que representam um dos grandes focos de atenção da companhia, o Uber Lite traz as funções mais básicas da plataforma. É possível, claro, chamar corridas e verificar as informações do motorista, com foto, placa e modelo do carro, além da distância em quilômetros e o tempo até o encontro com o usuário. Entretanto, por padrão, o software não exibe o tradicional mapa em tempo real, como forma de economizar recursos, mas essa opção pode ser habilitada caso o utilizador deseje.

Também ficou de fora a caixa que permite ao usuário indicar o endereço preciso de onde está. Em vez disso, o aplicativo leva em conta a localização e sugere um posicionamento aproximado, de acordo com pontos de interesse ou locais nas proximidades. A ideia é tornar o processo de chamada de corridas mais simples, também, para quem não tem muita intimidade com a digitação em telas sensíveis ao toque.

Continua após a publicidade

No restante, permanecem os recursos tradicionais da Uber, principalmente aqueles voltados à segurança. Na versão Lite do app, é possível compartilhar a localização e o trajeto com um contato, falar diretamente com o motorista por telefone ou texto, para envio de informações ou esclarecimentos, ou ligar diretamente para a polícia. As páginas de avaliação e críticas também são abertas ao final de cada uso, mas, novamente, em uma interface simplificada.

O lançamento da versão mais leve do aplicativo chega junto a dois novos recursos, também já liberados no exterior. Novamente de olho na parcela de usuários sem intimidade com a tecnologia ou serviços digitais, a Uber liberou no Brasil a possibilidade de adicionar créditos a uma conta, da mesma forma que acontece com um celular pré-pago, por exemplo.

A ideia é simples: permitir que as contas sejam recarregadas com dinheiro, que vai sendo descontado aos poucos de acordo com o valor das corridas realizadas. A empresa está buscando parcerias com os pontos de venda que, hoje, já trabalham com os cartões-presente da plataforma, mas já avisa que será possível carregar a conta com créditos de qualquer lugar.

O Uber Cash, como é chamado, vem também como uma alternativa para uma opção tipicamente brasileira: o pagamento em espécie. No anúncio, a empresa reconheceu os problemas dessa alternativa, como falta de troco ou a rejeição de motoristas por questões de segurança, e sugere a utilização do sistema de créditos como alternativa. Os valores podem ser comprados com notas e, então, cadastrados na conta do usuário para utilização posterior.

Continua após a publicidade

Mudanças no Uber Pool

Em um encontro com a imprensa, a companhia de transportes anunciou ainda que a recente reformulação de seu serviço de carros compartilhados também será disponibilizada no Brasil. Com estreia prevista para outubro, o novo formato modifica as rotas realizadas pelos carros de forma a torna-las mais ágeis e rápidas. Para que isso aconteça, entretanto, pode ser preciso solicitar que o usuário ande até um determinado ponto.

Em troca, entretanto, a empresa promete uma economia de até 35% nas corridas em relação ao UberX para os passageiros, enquanto os motoristas não têm alterações nos valores a serem recebidos. Mais uma vez, é uma novidade que já funciona em outros países do mundo com sucesso, reduzindo os tempos de deslocamento e, também, as voltas necessárias para coletar e deixar todo mundo.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o UberPool funciona apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. É uma alternativa mais barata do aplicativo, para corridas compartilhadas, o que significa que, no percurso entre coleta e destino, mais pessoas podem entrar ou sair do carro, até que o veículo atinja sua lotação máxima.

Fonte: Uber