Uber tornará mais difícil fazer avaliações negativas sobre seus motoristas

Por Redação | 21 de Novembro de 2017 às 18h32
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A Uber anunciou algumas mudanças no sistema de avaliação dos motoristas, feitos pelos passageiros, a fim de atender às queixas feitas por seus profissionais acerca das pontuações de reputação.

A primeira delas vai tornar necessária uma explicação por extenso dos motivos que levaram o usuário do sistema a apresentar uma avaliação inferior a cinco estrelas. A empresa não anunciou uma data exata para a mudança, mas avisou que deve ocorrer logo.

Embora pareça, num primeiro olhar, que a Uber está tentando dificultar a recepção das queixas dos usuários em relação aos problemas encontrados nos seus motoristas, o intuito da mudança é fornecer aos profissionais da empresa mais feedbacks sobre como eles podem fornecer um atendimento de melhor qualidade. Uma das principais queixas dos profissionais é que seus escores de reputação caem abruptamente sem que nada os indique o motivo, dificultando a identificação dos problemas no atendimento e, portanto, sua rápida resolução.

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Como todas as notas abaixo das cinco estrelas culminam na diminuição do escore do motorista, a explicação dos motivos se fará necessária e, aliado a isso, um upgrade deve chegar também em breve para explicar melhor aos passageiros como avaliar seus condutores.

Mecanismos também serão desenvolvidos para alertar ao sistema quando uma avaliação abaixo de cinco estrelas for feita por um passageiro e destoar da opinião geral dada por outros usuários. Isso é particularmente perigoso se pensarmos nos problemas que grupos minoritários podem ter com um determinado profissional, como no caso de pessoas com dificuldade de locomoção, que podem ter reclamações válidas que, por uma questão meramente estatística, podem acabar desprezadas por não condizerem com um número significativo de reclamações previamente feitas por outros passageiros que talvez não tenham encontrado o mesmo problema no atendimento.

Por fim, o sistema também apresentará de forma mais incisiva o mecanismo de avaliação, que atualmente é opcional, a fim de aumentar a adesão dos passageiros aos questionários de reputação.

As alterações fazem parte de um pacote de mudanças que a Uber vem fazendo para melhorar sua relação com os profissionais que prestam serviço para a empresa. Outras ações desse mesmo pacote incluem maior facilidade para recusar corridas e melhorias no sistema Uber Pool.

Fonte: Mashable

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