Uber também está utilizando carros para mapear ruas e estradas

Por Redação | 20 de Outubro de 2015 às 11h14

O Uber está trabalhando com sua primeira frota de carros para coletar imagens 3D das ruas e estradas. A intenção da companhia é garantir independência total de qualquer serviço de mapeamento e melhorar os serviços que oferece à medida que explora novas áreas, como a tecnologia de carros autônomos.

Em março, a empresa havia adquirido a deCarte, startup de mapeamento, e o serviço de mapas da Microsoft, que rendeu à companhia 100 engenheiros da gigante de software. Além disso, o Uber havia feito uma investida para adquirir o HERE Maps, da Nokia, o que colaboraria consideravelmente para os planos da empresa.

Há algumas semanas algumas pessoas têm flagrado os carros do Uber realizando o serviço de mapeamento das ruas em cidades norte-americanas. Assim, a companhia decidiu admitir publicamente seu novo serviço, que vinha sendo questionado pela mídia.

Uber mapeamento

Com a realização de seu próprio monitoramento, o Uber garante um serviço de mapas próprio e algoritmos para otimizar seus próprios carros e rotas. Apesar do trabalho estar sendo realizado apenas nos Estados Unidos, os dados de mapeamento não devem ser apresentados tão cedo aos motoristas parceiros da plataforma e eles ainda devem continuar a utilizar os serviços do Google e Apple Maps com base em um algoritmo específico que otimiza a criação de rotas para seus veículos.

Os novos carros utilizados para mapeamento das vias utilizam os mesmos equipamentos que estavam sob o controle da Microsoft antes da empresa de serviços adquirir o negócio. Apesar de ter enfrentado forte concorrência do Google Maps, a plataforma de mapas do Bing apresentava uma solução satisfatória, o que certamente contribuiu para que o Uber fizesse a aquisição.

Além de melhorar a gestão de rotas, o mapeamento do Uber abrirá espaço para que a empresa possa vender outros serviços e aplicações. Apesar disso, ainda não há nenhum indício de que os dados colhidos serão disponibilizados ao público, como o Google faz com o Street View, por exemplo.

Fonte: BuzzFeed

Fonte: http://www.buzzfeed.com/johanabhuiyan/uber-has-mapping-cars-now-too#.kn3JMoo6D

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.