Uber se junta a Airbus para oferecer serviço de transporte com helicópteros

Por Redação | 18.01.2016 às 13:50

O Uber ficou famoso ao oferecer um serviço de transporte alternativo aos táxis, gerando muita polêmica e faturando bilhões de dólares ao redor do mundo. Pensando em expandir os seus negócios, a companhia prepara uma parceria com a alemã Airbus, passando a oferecer também transporte via helicópteros em algumas partes do mundo. O projeto será anunciado oficialmente nesta semana durante o Sundance Film Festival, realizado nos Estados Unidos.

“É um projeto piloto, nós vamos ver aonde isso vai — mas é bastante animador”, comenta o presidente da Airbus, Tom Enders, em entrevista ao Wall Street Journal durante a conferência Digital Life Design. Não será a primeira vez que o Uber investe em veículos alternativos ao carro, pois a companhia já opera com riquexós (uma espécie de charrete movida por tração humana) na Índia e barcos na Turquia; de fato, não é nem a primeira vez que o Uber oferece serviços de transporte aéreo, o que aconteceu em forma de testes por meio do UberChopper, em 2013, quando era possível obter transporte entre Manhattan e Hamptons, em Nova York, nos EUA.

No projeto em parceria com a Airbus, o Uber vai oferecer transporte nos helicópteros H125 e H130, criado pela Airbus em conjunto com a Air Resources. Ao solicitar um veículo, um carro pega o cliente no local onde ele se encontra e o leva até um heliponto para que ele embarque no helicóptero, comentou um porta-voz da fabricante alemã.

A novidade também significa um novo passo para a Airbus, que busca diversificar seus negócios, sendo ainda a primeira fabricante de aeronaves europeia a criar laços com alguma empresa do Vale do Silício. A baixa no mercado de venda de aeronaves fez a companhia sair à captura de clientes de helicópteros — daí a parceria como um serviço como o Uber ser algo estratégico para este novo nicho de mercado a ser explorado.

Fonte: The Wall Street Journal