Uber permite que passageiros vejam suas avaliações no serviço

Por Redação | 22 de Setembro de 2015 às 15h03
photo_camera Divulgação

Um dos grandes benefícios do Uber em relação aos serviços de transporte convencional é entregar uma escolha para seus usuários. Da mesma maneira que passageiros estão seguros de que motoristas com carros inadequados e avaliações baixas não serão contatados para corrida, o mesmo vale para os trabalhadores, que podem recusar um “rider”, como são chamados os utilizadores da plataforma, de acordo com a avaliação deles.

Até agora, a avaliação de passageiros era confidencial, disponível apenas para os motoristas durante o processo de busca por corridas. Em uma mudança, porém, o Uber está disponibilizando as avaliações também para os usuários, em um relatório que pode ser solicitado pelo próprio aplicativo e é enviado de forma sigilosa ao email do cliente.

Para ter acesso à opção, basta acessar as configurações de sua conta dentro do próprio aplicativo. Ali, você vai encontrar uma opção para solicitar o envio da avaliação e, na sequência, deverá concordar com os termos. Depois, basta esperar a chegada do relatório via email.

Assim como no caso dos motoristas, o sistema funciona por meio de estrelas, com uma graduação que vai da nota 1 a 5. Ao contrário do que acontece com eles, porém, os usuários não são bloqueados quando possuem uma nota baixa, mas podem ter mais dificuldade em conseguir corridas.

A ideia do Uber com esse sistema de avaliação da própria comunidade é simples: garantir um serviço adequado com base no feedback de quem faz o próprio serviço. Assim, a empresa não apenas mantém uma plataforma colaborativa em funcionamento, mas também se exime das responsabilidades de moderação, agindo apenas quando necessário. Na teoria, é um mecanismo em que todos – ou, melhor dizendo, aqueles que se comportam – só ganham. Na prática, porém, a gente sabe que pode não funcionar exatamente desta maneira.

Fonte: Mashable

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.