Uber lança sistema para facilitar encontro entre motoristas e passageiros

Por Felipe Demartini | 16 de Julho de 2018 às 13h15
Divulgação
Tudo sobre

Uber

A Uber está lançando nesta semana uma iniciativa para facilitar o encontro entre motoristas e passageiros, principalmente em locais com grande concentração de pessoas usando o aplicativo. Por meio de um sistema de cores chamado Spotlight, os colaboradores poderão saber exatamente quais são os usuários que estão indo buscar.

Caso estejam em um local de grande movimentação ou de difícil acesso, os clientes poderão utilizar as telas dos smartphones para exibirem sinais coloridos, facilitando a identificação na chegada do motorista. Assim, por exemplo, ele pode procurar pela cor azul, enquanto outros exibem indicadores amarelos ou vermelhos, em vez de dependerem da aparência ou roupa do passageiro para realizar essa distinção.

De acordo com a Uber, além de agilizar o embarque, a ideia é reduzir as dificuldades dos usuários em termos de enganos. Existe uma boa parcela de corridas problemáticas por conta de clientes que embarcam no veículo errado, seja por engano ou como uma forma de “furar a fila”. São viagens que acabam canceladas ou, então, geram problemas tanto para o passageiro equivocado quanto para o real, e que devem ser minimizadas pelo sistema de cores.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Sistema de cores quer facilitar encontro entre passageiros e motoristas da Uber em locais de grande concentração (Imagem: Divulgação/Uber)

Além disso, a iniciativa faz parte de um plano maior da Uber anunciado em dezembro de 2016, mas que até hoje não havia entrado em vigor. A ideia da empresa era combinar os sinais coloridos exibidos nos smartphones com painéis luminosos nos próprios veículos. Assim, o usuário também saberia que deveria embarcar no veículo com LEDs vermelhos no para-brisas, facilitando o encontro em meio a um mar de carros semelhantes e mitigando a dificuldade de enxergar a placa dos veículos em corridas realizadas à noite, por exemplo.

Os Beacons, como estão sendo chamados, também passam a ser disponibilizados nesta semana em 14 cidades dos Estados Unidos. Os parceiros desses municípios devem procurar a Uber para instalação dos sinais luminosos, em uma iniciativa que deve chegar a outras grandes cidades do mundo, mas de forma segmentada devido ao custo de fabricação e instalação dos gadgets.

Para os motoristas, também está entrando em funcionamento um sistema que lê em voz alta as mensagens enviadas pelos passageiros. A plataforma é capaz de reconhecer textos que informam, por exemplo, a cor da roupa ou a citação a pontos de referências, como esquinas, monumentos ou lojas. É outra forma de reduzir a distração dos motoristas que estão no trânsito.

Ainda, um sistema de GPS mais preciso, também voltado para melhorar a localização de todos os usuários da plataforma, está em testes nos Estados Unidos. 

Fonte: Uber

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.