Uber fecha acordo com locadoras para motoristas dirigirem carros alugados

Por Redação | 01 de Julho de 2016 às 10h43
photo_camera Divulgação

O Uber fechou acordo com locadoras em São Paulo, que passaram a oferecer descontos para motoristas que alugarem carros para transportar passageiros por meio do aplicativo. Com as parcerias, o Uber espera expandir ainda mais sua atuação na capital paulista. Os descontos oferecidos pelas locadoras vão de 10% a 20% em relação aos valores de aluguéis avulsos mensais, que variam de R$ 1.400 a R$ 3.000.

O aplicativo afirmou que os convênios foram firmados com Unidas, Localiza e Movida para que os motoristas cadastrados aluguem automóveis mais baratos. A modalidade tem sido uma alternativa para pessoas que não possuem um automóvel que preencha as exigências do Uber, mas que pretendem trabalhar como parceiros da plataforma.

Apesar de ampliar o serviço, a necessidade de pagamento pelo aluguel é apontada como um dos fatores para jornadas de trabalho excessivas e precarização do atendimento. Os taxistas de São Paulo e de outras cidades do país utilizam esta prática frequentemente, alugando alvarás. As empresas parceiras do Uber exigem que o motorista seja cadastrado no serviço e que possua, no mínimo, dois anos de CNH.

Segundo o diretor de Marketing da Localiza, Herbert Viana, a empresa foi "a primeira a ter convênio com a Uber, no início de 2016". A prefeitura de São Paulo diz não ver nenhuma irregularidade nos novos convênios do Uber com as locadoras de automóveis.

Via Folha de S.Paulo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.