Uber estreia serviço de patinetes elétricos em São Paulo

Por Nathan Vieira | 02 de Março de 2020 às 17h45
Tudo sobre

Uber

Saiba tudo sobre Uber

Ver mais

Nesta segunda-feira (2), os patinetes elétricos da Uber começam a operar em São Paulo. Na cidade em questão, a Uber já conta com uma integração com o transporte público que exibe informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens direto no aplicativo. Agora, o usuário poderá escolher se quer fazer uma viagem de carro, verificar o próximo ônibus, pedir uma refeição ou alugar um patinete elétrico, tudo no mesmo app. O sistema de patinetes da empresa estreia com preço promocional: não haverá nenhum custo para desbloquear o veículo, o usuário só pagará R$ 0,90 por minuto de uso.

"Trazemos os patinetes elétricos da Uber para nossa maior cidade com muito entusiasmo. São Paulo foi a segunda cidade da Uber no Brasil, depois do Rio, e hoje realiza o maior número de viagens no mundo. Com esse novo serviço, queremos continuar ajudando as pessoas a se deslocar e seguimos trabalhando para que o celular possa, em um futuro próximo, substituir o uso individual do automóvel, com menos congestionamentos e poluição", afirma Ruddy Wang, diretor de Novas Modalidades da Uber na América Latina.

Uber estreia serviço de patinetes elétricos em São Paulo

A área de operação inicial compreende bairros como Vila Olímpia, Moema, Itaim Bibi, Vila Nova Conceição, Jardim Luzitânia, e será expandida conforme a demanda. Para alugar os patinetes não é preciso baixar nenhum outro aplicativo nem fazer novo cadastro, basta usar a conta Uber e localizar os veículos que aparecerão no mesmo mapa, junto com os carros.

"Planejamos a operação para que os patinetes da Uber sejam uma ótima opção para aqueles deslocamentos mais curtos, de forma a incentivar que os veículos elétricos sejam usados para complementar o transporte público e driblar o trânsito. Nossos milhões de usuários em São Paulo já estão acostumados com o app, agora eles ganham uma nova solução para essas situações", explica Wang.

Os patinetes da Uber foram lançados em Santos, no litoral paulista, em dezembro. Em São Paulo, a empresa aguardou o credenciamento como operadora de micromobilidade, aprovado pela Prefeitura no fim de janeiro, para iniciar a operação.

Os patinetes da Uber foram lançados em Santos, no litoral paulista, em dezembro

Como funciona?

Para alugar os patinetes não é preciso baixar nenhum outro aplicativo nem fazer novo cadastro, basta usar a conta Uber e localizar os veículos — que aparecerão no mesmo mapa, junto aos carros. E caso seja de São Paulo e a opção ainda não aparece, vale atualizar o app.

Concentração dos patinetes em áreas nobres da capital (Screenshot: Fidel Forato/Canaltech)
  • Abra o app da Uber e clique no ícone de patinete na parte inferior da tela;
  • Veja onde estão os patinetes disponíveis, escaneie ou digite o código para desbloquear;
  • Se preferir reservar, você tem 15 minutos para caminhar até o patinete e desbloquear;
  • Dirija com responsabilidade e segurança, seguindo todas as regras de trânsito;
  • Ao final, estacione o patinete, sem bloquear a passagem, na área de operação.

Os patinetes da Uber foram lançados primeiro em Santos, no litoral paulista, em dezembro do ano passado. Em São Paulo, a empresa aguardou o credenciamento como operadora de micromobilidade, aprovado pela Prefeitura no fim de janeiro, para iniciar a operação.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.