Uber contrata seguranças para proteger motoristas de protestos na África do Sul

Por Redação | 06 de Julho de 2015 às 14h18

A empresa por trás do aplicativo Uber precisou contratar seguranças particulares para preservar a segurança dos seus motoristas em Joanesburgo, África do Sul. A medida foi adotada após uma série de protestos realizados por taxistas que ameaçaram usar violência contra os que utilizam o serviço de compartilhamento de veículos.

Os protestos aconteceram na estação Sandton Gautrain e no shopping Sandton City, onde grupos de taxistas descontentes com a expansão do Uber tentaram intimidar os motoristas do app, bem como os próprios passageiros. Em um incidente, um motorista foi intimidado com uma arma e teve as chaves do seu carro arrancadas da ignição. Em seguida, os manifestantes voltaram sua raiva para os passageiros, dizendo que eles estavam "tirando negócios da África do Sul".

Em dois posts de seu blog, o Uber disse que os protestos reuniram apenas um "pequeno número de táxis com taxímetros”, e a empresa prometeu que iria continuar suas conversas com diversos órgãos que representam esses motoristas de táxi, na esperança de trabalhar com eles no futuro (algo que não parece nada palpável na atual situação). O Uber também alegou estar em contato com a polícia e com seguranças particulares para ajudar a prevenir a intimidação por parte de motoristas de táxi.

Os problemas do Uber estão espalhados por diversos países, como na França, onde a empresa têm enfrentado muita violência contra seus usuários. No Brasil, por exemplo, o sindicato dos taxistas falou até mesmo em morte, caso o Uber não seja regulamentado no país. Além disso, na semana passada, a votação sobre a proibição do Uber na cidade de São Paulo foi marcada por confusão e violência. Aqueles que compareceram para defender os interesses do Uber foram saudados por ovos, ameaças de espancamento e xingamentos. Com tamanha agressividade, a polícia militar teve de intervir para evitar maiores incidentes.

Com informações da Bloomberg
Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.