Uber começa a operar em Campinas

Por Redação | 27.01.2016 às 11:20

Campinas é a mais nova cidade a integrar o rol de municípios atendidos pelo Uber. Por meio de um comunicado à imprensa feito na manhã desta quarta-feira (27), o serviço anunciou a chegada e o início imediato das operações por lá com todos os serviços disponíveis no Brasil. Agora, passageiros podem utilizar o app para solicitar os carros pretos, mais luxuosos, e também os veículos mais baratos da categoria UberX.

Com Campinas, vão a seis o número de cidades em que a companhia opera no Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília completam a lista e em absolutamente todas o Uber sofreu resistência de cooperativas e serviços de táxi pelo que eles alegam ser uma concorrência desleal, uma vez que a plataforma não arca com os mesmos impostos e despesas dos motoristas de praça.

A própria cidade do interior paulista, mesmo antes da chegada do aplicativo por lá, já foi palco de protestos e movimentações políticas que tentavam impedir a estreia. Há duas semanas, taxistas e representantes de sindicatos fizeram uma manifestação nas ruas de Campinas contra a iminente chegada do serviço, repetindo o que já havia acontecido no ano passado, enquanto na Câmara Municipal ainda tramita projeto de lei que pode proibir o uso de softwares de transporte por motoristas que não possuam autorização da prefeitura.

Apesar disso, o Uber não teme que sua operação em Campinas seja vista como ilegal e, como acontece em todos os outros municípios, apoia sua operação na Lei de Mobilidade Urbana, que não cria regras para o transporte privado de passageiros. Além disso, afirma que os serviços que presta são diferentes dos de táxi e apoia o contato com o governo em busca de uma regulamentação que pode ser boa para ambas as partes.

Por outro lado, em comentários que sempre soam como uma provocação e também costumam provocar a ira de sindicatos, o Uber afirma que chega a Campinas é como uma alternativa que pode ser até 50% mais barata do que os táxis, dependendo do horário e destino escolhido. A chegada ao município leva isso em conta e também uma demanda dos usuários de uma das maiores cidades do interior paulista.

E a expansão do Uber não para por aí, pois a empresa já sinalizou estar disposta a chegar a pelo menos duas novas cidades em breve. Recentemente, a empresa abriu vagas em Recife e também realizou reuniões para captação de motoristas em Goiânia, mas não confirmou oficialmente uma iminente estreia nesses municípios.

Fontes: Uber, G1