Uber adiciona novos recursos de segurança após morte de estudante

Por Felipe Ribeiro | 22 de Abril de 2019 às 11h41
Tudo sobre

Uber

Saiba tudo sobre Uber

Ver mais

Após o assassinato de uma estudante universitária que entrou em um veículo que ela acreditava ser um Uber, a empresa de transportes está lançando uma série de novos recursos de segurança. Agora o aplicativo enviará notificações push contendo detalhes do motorista, incluindo número da placa, tipo de veículo e cor. Um banner no programa também lembrará as pessoas de confirmarem que estão entrando no carro correto.

Além das notificações, que serão disponibilizadas nos próximos dias inicialmente apenas nos Estados Unidos, a Uber também está lançando uma nova iniciativa para aumentar a segurança no campus da Universidade da Carolina do Sul. A empresa está em parceria com a reitoria para criar zonas de captação dedicadas, com áreas bem iluminadas e com policiais nas proximidades para garantir uma viagem segura.

A Uber também vai criar uma nova ferramenta chamada Campus Rides, que fornecerá outros transportes em torno do campus da instituição quando motoristas do app não estiverem disponíveis. A empresa planeja trabalhar com outras escolas e universidades nos EUA para criar serviços semelhantes.

Enquanto o caso que desencadeou os últimos recursos de segurança ocorreu fora da plataforma da Uber, a empresa lutou por muito tempo com questões de violência. Centenas de acusações de agressão sexual e estupro foram feitas contra motoristas do Uber, levando a empresa a expandir as verificações de antecedentes para os motoristas e a implementar recursos de segurança para conectar rapidamente os usuários aos serviços de emergência se eles se encontrassem em uma situação perigosa.

Principal concorrente da Uber, a Lyft também trabalhou para resolver esse tipo de problema introduzindo verificações contínuas de antecedentes que alertarão a empresa se um motorista pegar alguma condenação criminal.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.