Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter quer a sua opinião sobre possíveis novas opções de privacidade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Julho de 2021 às 18h08

Link copiado!

Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Tudo sobre Twitter

Mais uma vez, designers do Twitter vão a público consultar opiniões dos usuários para recursos em fase conceitual. Hoje (6), a profissional Lena Emara abriu um fio na rede do passarinho azul para compartilhar suas ideias para gerenciamento de privacidade do perfil e uma solução bem interessante para permitir a interação de contas protegidas com desconhecidos na rede social.

Atalho para abrir perfil

A primeira das ideias de Emara é a implementação de atalhos para tornar tuítes “públicos” em perfis com publicações protegidas (em que somente seguidores autorizados podem acompanhar as atualizações). Quando fazem comentários, por exemplo, os utilizadores de contas fechadas seriam avisados de imediato sobre a indisponibilidade do conteúdo para o destinatário que não for um seguidor autorizado.

Continua após a publicidade

Nessa mesma tela, o dono da publicação protegida poderia abrir a conta rapidamente. A solução, no entanto, funciona como a abertura tradicional do perfil: todos os tuítes anteriores voltam a ser visíveis para qualquer usuário. Sendo assim, o conceito não é nada mais que um aviso combinado a um atalho.

Alternância entre contas

Emara foi mais ambiciosa na elaboração de uma solução para donos de múltiplas contas. A desenvolvedora elaborou um conceito de “menu de contas” que permitiria a alternância rápida do perfil que fará a publicação, tal qual Reddit e Instagram.

Continua após a publicidade

Configurações de privacidade em uma pancada só

Uma adição também em fase de estudo é a implementação de um novo menu auxiliar para as configurações de privacidade da conta. O projeto imagina um painel que surge na tela inicial do app para ajustar configurações já existentes no Twitter, mas por vezes desconhecidas pelos usuários menos atentos.

Continua após a publicidade

De lá, a pessoa poderia escolher entre cartões que combinam configurações de autorização para a marcação de fotos, visibilidade dos tuítes e quem pode enviar mensagens. Se nenhuma das alternativas agradar, a última opção permitiria escolher manualmente cada um desses aspectos — e lógico, qualquer uma pode ser alterada posteriormente, assim como já acontece.

Opções de descoberta

Atualmente, você pode escolher se quer ser encontrado por pessoas que têm seu número de telefone na lista de contatos ou através do seu e-mail. O Twitter, no entanto, cogita ampliar esse recurso ao nome de usuário, deixando você decidir quando não quer ser encontrado por esse identificador.

Continua após a publicidade

A escolha incluiria opções para suspender a exibição da conta em pesquisas por tempo limitado (um mês, segundo as capturas de tela anexadas). O mecanismo também poderia esconder seu perfil da seção de recomendações de outras pessoas por quanto tempo você preferir.

Nenhuma dessas ferramentas tem data certa para chegar e, assim como as ideias apresentadas na semana passada, elas não passam de conceitos em discussão interna na companhia — e podem nem chegar a ver a luz do dia. Ainda assim, é interessante notar como os designers da rede social acompanham o feedback da comunidade e transformam as demandas mais populares em soluções.

Você gostou de alguma ideia divulgada pela designer do Twitter? Comente suas impressões no campo logo abaixo ou cite o Canaltech nas redes sociais.

Fonte: Lena Emara