Três quartos dos usuários do WhatsApp usam o aplicativo no Android

Por Redação | 27 de Agosto de 2015 às 14h58

Quase três quartos dos usuários do WhatsApp acessam o aplicativo no Android, segundo uma pesquisa realizada pela GlobalWebIndex (GWI). O estudo, baseado em 12.606 pessoas de 34 países, aponta que 73% destes usam o app via Android e apenas 22% no iPhone.

De acordo com números oficiais, o app já possui uma base de 800 milhões de usuários ativos mensais, sendo um aumento de 100 milhões em janeiro deste ano. No início de 2014, o mensageiro também se tornou o segundo aplicativo que não é do Google a bater a marca de um bilhão de downloads no Android, ficando atrás apenas do Facebook, que adquiriu o app em 2013.

O crescimento do WhatsApp reflete no aumento de usuários de smartphones em todo o mundo, que em sua maioria possuem o sistema operacional do Google. Em outro estudo recente foi revelado que existem ao menos 24 mil modelos de dispositivos com Android diferentes, sendo um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Muitos destes aparelhos são de baixo custo, com valores menores que US$ 200.

Separando por região, na Ásia-Pacífico o WhatsApp possui 77% de usuários Android e 21% de iOS, na Europa 67% contra 25%, na América Latina 80% contra 16%, e no Oriente Médio e África 64% contra 24%, respectivamente. Já na América do Norte, os números se aproximam, sendo 54% de usuários de Android e 46% de iOS.

Nos últimos meses, o WhatsApp vem disponibilizando diversas atualizações para melhorar a experiência do usuário. A que mais ganha destaque é o WhatsApp Web, que favoreceu primeiro os usuários de Android e meses depois chegou para quem possui iOS. Outra vantagem obtida pelos usuários do sistema operacional do Google são recursos de visualização de mensagens, como "lidas" ou "não lidas". O serviço de ligações através do aplicativo também beneficiou o Android.

Mas o WhatsApp nem sempre foi assim. O aplicativo foi lançado em novembro de 2009 apenas para iOS, chegando ao Blackberry dois meses depois e no Android somente em agosto de 2010.

Fonte: Venture Beat

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.