Treinadores contam com app para avaliar treino de atletas para as Olimpíadas

Por Redação | 19.07.2016 às 23:37

Você já ouviu falar no Coach’s Eye? Trata-se de um aplicativo móvel que analisa as filmagens do treino esportivo e fornece ferramentas para que o treinador consiga medir com mais precisão os movimentos realizados pelos atletas. E com a aproximação dos Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro em agosto, o aplicativo tem sido uma mão na roda para as equipes. O aplicativo foi desenvolvido pela TechSmith, companhia estadunidense que oferece softwares e soluções que utilizem a tecnologia para melhorar a comunicação entre as pessoas.

Coach?s Eye

Mick Kujansuu, gerente de marketing do Coach’s Eye, disse que a tecnologia do aplicativo foi criada em 20011 para fornecer um feedback visual instantâneo a atletas enquanto praticam seus treinos, mas recentemente a companhia adicionou recursos ao app e passou a permitir a gravação de suas atividades a partir de qualquer dispositivo (pode ser o próprio celular onde o app está instalado, ou qualquer câmera filmadora), permitindo também enviar o material para a análise do treinador mesmo quando ele não estiver por perto.

Coach?s Eye

Os treinadores, por sua vez, podem adicionar observações ao vídeo de seu atleta por meio de anotações em texto ou voz, e essa ferramenta “ajuda os atletas a fazerem conexões cognitivas e físicas necessárias para rapidamente aprimorar sua performance”, disse Kujansuu. “Focar em coisas que economizam tempo e dor de cabeça para os treinadores acaba acelerando o feedback e melhorando o processo para os atletas”, opinou.

No seguinte vídeo podemos ver com mais detalhes como o aplicativo, que está disponível para Android e iOS, funciona:

Fonte: GeekWire