Publicidade

ToTok | App espião foi removido da Play Store pela segunda vez

Por| 18 de Fevereiro de 2020 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google removeu da Play Store, pela segunda vez, o polêmico aplicativo de mensagens chamado ToTok, acusado, em dezembro, de ser uma ferramenta de espionagem. O app foi retirado anteriormente tanto da Play Store, quanto da App Store, no fim do ano passado, dias antes do The New York Times divulgar um relatório sobre o serviço, mas somente o Google o restabeleceu, em janeiro de 2020.

Ferramenta de espionagem

Continua após a publicidade

O ToTok foi lançado para ser uma alternativa ao WhatsApp em regiões onde o concorrente não pode atuar. Ele é tido como um aplicativo de troca de mensagens e chamadas “seguro, gratuito e rápido”, conseguindo milhões de downloads, principalmente no Oriente Médio. De acordo com a empresa de pesquisa App Annie, antes do ToTok ser banido pela primeira vez da Play Store, acusada de “violar políticas não especificadas”, era um dos apps de mensagens mais baixados dos EUA.

A reportagem divulgada pelo The New York Times, em dezembro, que contém informações secretas americanas, informou que o serviço foi usado pelos Emirados Árabes Unidos "para tentar rastrear todas as conversas, movimentos, relacionamentos, nomeações, sons e imagens daqueles que os instalaram em seus telefones". A matéria ainda informou que a empresa por trás do ToTok era, provavelmente, uma fachada para o grupo de cibersegurança e hackers DarkMatter, vinculada ao governo dos Emirados Árabes Unidos.

O site havia procurado a Apple e o Google, dias antes da publicação, para saber o motivo da remoção, mas não obteve mais informações.

Continua após a publicidade

Em resposta, a ToTok informou, em comunicado ainda em 2019, que valorizava a “abertura, honestidade e transparência”. A mensagem dizia também que as acusações eram uma “fabricação descarada” de “distratores”, que estavam divulgando informações erradas e com o objetivo de arruinar seus negócios. Segundo eles, o ToTok é um aplicativo que leva a segurança e a privacidade a sério.

Ao The Verge, o Google confirmou a remoção do app da Play Store, mas não informou deu mais detalhes.

Fonte: Phone Arena