Telegram ultrapassa marca de 100 milhões de usuários ativos por mês

Por Redação | 23 de Fevereiro de 2016 às 09h36
photo_camera Divulgação

Durante seu discurso na Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, o fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, revelou novos números do mensageiro. Durov afirmou que desde maio de 2015 o aplicativo conseguiu 38 milhões de novos usuários e ultrapassou a barreira dos 100 milhões de usuários ativos por mês. Além disso, o CEO disse que são 350 mil novos usuários por dia e 15 bilhões de mensagens diariamente, um aumento de 3 bilhões em relação a setembro de 2015.

Presente em mais de 200 países, o aplicativo conseguiu um aumento de 60% em seus usuários ativos em apenas nove meses. Mesmo assim, o Telegram ainda tem um longo caminho a percorrer para chegar próximo ao seu principal concorrente, o WhatsApp. O aplicativo adquirido pelo Facebook conta com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos e o Facebook Messenger também está próximo de atingir esta marca. No entanto, dado que o Telegram foi fundado há menos de três anos e que continua a ser uma empresa independente, 100 milhões de usuários é uma quantia significativa.

"Estamos extremamente orgulhosos e felizes de que todo esse crescimento é 100% orgânico", disse Durov durante seu discurso. Fundado em 2013 por Pavel Durov e seu irmão Nikolai, o Telegram construiu uma sólida reputação no mercado de aplicativos de bate-papo. Isso deve-se em parte ao foco da empresa em criptografia, sendo considerado um dos apps mensageiros mais seguros do mundo. Os servidores do Telegram são protegidos pelo protocolo MTProto, enquanto o aplicativo também oferece um recurso para manter o bate-papo em segredo, tornando mais fácil eliminar mensagens ou agendar um tempo para que elas sejam excluídas automaticamente.

O aumento constante da base de usuários do Telegram também pode, em parte, ser fruto de seus concorrentes. Muitos usuários não gostam de utilizar aplicativos de mensagens de propriedade do Facebook, tendo em vista que a empresa é conhecida por armazenar e vigiar a conversa de seus usuários. Recentemente, no Brasil, quando o WhatsApp passou menos de 24 horas bloqueado, o Telegram conseguiu obter mais de 1 milhão de downloads em apenas um único dia.

Neste mês, o Telegram anunciou o lançamento de novos recursos em seu aplicativo. Entre eles estão a capacidade de gravar mensagens de voz, controles de privacidade avançados, extensões de compartilhamento, novo editor de fotos e suporte a atalhos.

Via VentureBeat

Fonte: http://venturebeat.com/2016/02/23/telegram-now-has-100-million-monthly-active-users-a-60-increase-in-9-months/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.