Startup traz sistema de acesso gratuito a pontos de Wi-Fi para o Brasil

Por Redação | 20.06.2016 às 20:00

Enquanto balões e zepelins com internet não começam em sua tarefa de levar internet a áreas remotas, um grupo de desenvolvedores da Suécia decidiu confiar na força da comunidade para fornecer acesso gratuito às pessoas. O resultado desse esforço é o Instabridge, um dos softwares mais utilizados do mundo para localização de sinais livres de Wi-Fi que, agora, está prestes a desembarcar no Brasil.

Não é como se a solução já não fosse utilizada por aqui, entretanto. De acordo com os números da companhia, nosso país já é o maior mercado do Instabridge, com 1,5 milhão de usuários e mais de 200 mil hotspots gratuitos cadastrados, indicando aos utilizadores onde existe internet gratuita e de qualidade para suprir às suas necessidades.

Agora, com suporte local, a ideia é que mais alguns milhões de usuários sejam adicionados a essa conta, bem como muitos novos pontos de acesso. O Instabridge trabalha com redes públicas, criadas por universidades, shoppings, cafeterias e estabelecimentos que acreditem em um ideal de internet gratuita. Em um país onde apenas 57% da população possui acesso doméstico à internet, esse tipo de cooperação acaba se tornando essencial.

O mapa de conectividade é atualizado pela própria comunidade, que indica novos hotspots liberados e também a qualidade da conexão de cada um deles. O mesmo vale para as atualizações, com os usuários indicando mudanças nas informações disponíveis no aplicativo. Tudo funciona por geolocalização, e de qualquer lugar, é possível saber onde existem redes abertas e o funcionamento dos sinais disponíveis nos arredores.

De acordo com o fundador da empresa, Niklas Agevik, a ideia do Instabridge é servir como uma alternativa de empoderamento e criação de oportunidades para a população mais carente, que não possui acesso constante e, sendo assim, pode ficar de fora de vários benefícios do mundo moderno. Além, é claro, de saciar a fome cada vez maior dos usuários e dos próprios dispositivos por dados disponíveis o tempo todo, além de reduzir a carga sobre planos móveis.

Totalmente em português, o Instabridge está disponível para iOS e Android. O aplicativo já está disponível no nosso idioma e, além de localizar as redes Wi-Fi mais próximas, também pode se conectar automaticamente a elas, sem que o usuário precise mexer nas configurações. O download, claro, é gratuito.

Fonte: Startupi