Spotify trabalha em interface simples para conexão com veículos

Por Felipe Demartini | 18 de Julho de 2018 às 11h01
Divulgação

O Spotify começou, nesta semana, os testes de uma interface mais simples para seu aplicativo mobile, de olho na utilização dos usuários enquanto dirigem. O novo sistema, ou “modo de segurança”, como está sendo chamado, tem botões maiores e poucos comandos, de forma a tornar sua utilização mais direta e rápida, evitando distração e acidentes.

Liberada nesta terça-feira (17) para apenas 3% do total de usuários do Spotify no Android, a interface só pode ser ativada quando o celular está pareado com um dispositivo Bluetooth. Não existe maneira de ativar a novidade manualmente ou desligá-la pelo menu de opções, o que faz com que usuários de fones sem fio ou alto-falantes inteligentes também sejam obrigados a utilizarem a novidade, provisoriamente, enquanto o experimento da empresa está acontecendo.

No display, permanecem apenas informações básicas como controles de reprodução, o título da música, artista e a capa do álbum. Controles específicos do Spotify, como o de “curtir” uma canção, também aparecem, com o sistema de busca por playlists, artistas e outros também sendo simplificado para proporcionar uma utilização mais rápida e direta, com indicadores maiores e informações básicas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em testes, interface mais simples do Spotify é voltada para uso durante direção (Imagem: Reprodução/Spotify Community)

As notícias sobre a chegada de um modo para carros no Spotify já são antigas e datam de julho de 2017, quando uma opção nesse sentido apareceu rapidamente no aplicativo de alguns usuários, com direito até mesmo a controles por voz para busca e troca de música. O design era semelhante ao da recente atualização do aplicativo, que mudou a aparência do serviço para todos os usuários, mas sua aplicação efetiva jamais foi realizada. Um ano depois, parece que a empresa ainda está testando o sistema.

Nos fóruns oficiais, por exemplo, a principal reclamação está relacionada ao fato de que a interface mais simples não pode ser desativada. Usuários reclamam da presença do sistema na utilização de outros dispositivos Bluetooth, que não o sistema de som de um carro, e também o fato de que passageiros podem estar no comando da trilha sonora, o que derrota o sentido do “modo de segurança”.

O Spotify não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas teria confirmado a realização dos testes e a parcela de utilizadores atingidos por meio de seu serviço de suporte. Sendo assim, é possível que o recurso, e também seus problemas, estejam disponíveis apenas temporariamente, enquanto a companhia trabalha em uma liberação final, esperam os fãs, sem a arbitrariedade exibida agora.

Fonte: Spotify Community

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.