Spotify para iOS ganha novo design

Por Redação | 03 de Maio de 2016 às 17h18
photo_camera Reprodução/Tech Crunch

Embora o Spotify seja um dos serviços de streaming de música mais populares da atualidade, ele não é o que tem o melhor design, infelizmente. Uma das maiores reclamações dos usuários era que os menus da plataforma eram pouco intuitivos, o que os fazia rodar bastante até encontrar a função ou elemento que estavam procurando. Para resolver essa questão, o Spotify lançou nessa terça-feira (3), um novo design de menu para seu aplicativo móvel. A novidade chega primeiro ao iOS.

Agora, a barra de navegação fica localizada na parte inferior da tela, ao invés do menu lateral anterior. As mesmas sessões estão disponíveis, incluindo "Home", "Busca", "Radio" e "Sua Biblioteca". Quando você escutar uma canção, o título dela, junto do nome do artista e controles de reprodução, aparecerão acima do menu inferior.

Spotify iOS

Embora as mudanças sejam discretas, elas devem fazer toda a diferença, já que hoje em dia o que indica o sucesso de um app é o engajamento do público com ele, e não o seu ranking na loja virtual dos sistemas operacionais.

Antigamente, o Spotify tinha uma menu "hamburguer" — conhecido pelo ícone das três linhas horizontais — no seu app móvel, mas a reclamação era de que ele não era eficiente. A mudança para o menu inferior foi feita depois de testes extensivos, segundo informações do site Tech Crunch.

A empresa testou a barra com abas no iOS para ver como ela impactaria os usuários. No fim das contas, a nova barra aumentou em 9% a taxa de cliques em geral no app e 30% nos itens do menu. O teste também revelou que reduzir o número de opções na barra aumentou o alcance dos conteúdos programados do Spotify. Além disso, a nova barra também encorajou os usuários a explorar mais tipos de conteúdos.

Enquanto essas mudanças foram benéficas para os usuários de iOS, o Spotify ainda não tem certeza se os usuários de Android reagirão da mesma maneira. Neste mês, o Spotify começará a testar um novo modelo de navegação no sistema operacional do Google, com o objetivo de lançar uma nova interface para o sistema em julho.

O novo menu do Spotify para iOS está disponível a partir de hoje para usuários dos Estados Unidos, Alemanha, Áustria, Suécia e Reino Unido. Outros países devem receber o novo sistema nos próximos dias.

Fonte: Tech Crunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.