Snapchat pode mudar de nome (a empresa, pelo menos)

Por Redação | 23 de Setembro de 2016 às 23h08

O Snapchat, famoso aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos temporários, parece estar envolvido em uma situação de rebranding. De acordo com um vídeo vazado e alguns registros de domínios, é possível que a companhia dona do app esteja planejando mudar seu nome para Snap Inc. O vídeo mostra, além disso, o primeiro hardware da companhia: um par de óculos equipado com câmera, batizado de Spectacles.

Pelas imagens, o gadget traz lentes escuras e uma câmera adaptada do lado esquerdo, acima do olho. Isso faz total sentido, afinal a empresa comprou a compania Vengeance, especializada em óculos com câmeras embutidas, por US$ 15 milhões em 2014. Inclusive, parece que o aparelho é o mesmo da antiga empresa antes da compra, levando apenas o nome do Snapchat na assinatura. O tal vídeo, aliás, apareceu no YouTube e já foi removido a pedido do próprio Snapchat.

A empresa parece estar firme e forte no desenvolvimento de wearables, uma vez que já levantou US$ 1,8 milhão em maio e, segundo fontes, teria investido todo o montante na produção de óculos "inteligentes". Segundo o TechCrunch, os dois novos nomes que surgiram dessa história toda já possuem até domínio registrado: os sites Spectacles.com e Snap.com, apesar de estarem em branco, foram registrados no nome da mesma pessoa. Basta uma busca de whois para descobrir isso.

Outra forte evidência de que o vídeo tem mesmo um conteúdo confiável é a logo do Snapchat: recentemente, o fantasminha, mascote do app, começou a apresentar uns olhos diferentes, conforme se pode ver nas ruas de algumas cidades dos EUA, nos outdoors. E a logomarca do Spectacles tem bastante semelhança com os olhinhos do fantasma, veja só:

Enfim, podemos arriscar alguns palpites antes de que a notícia venha oficialmente à tona: é possível que o aplicativo Snapchat não mude de nome, já que isso seria suicídio de marca. Provavelmente, isso vai ocorrer apenas com a empresa responsável, cujo guarda-chuva abrange várias propriedades relacionadas à mídia.

Via TechCrunch

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.