Skype vai atualizar aplicativo e deixará de funcionar em alguns sistemas

Por Redação | 03 de Fevereiro de 2017 às 20h28

Tem novidade chegando para o Skype. No ano passado, a Microsoft decidiu migrar a infraestrutura que roda o aplicativo para uma nova, totalmente baseada em Azure — algo que, segundo a empresa, foi importantíssimo para melhorar a confiança e o desempenho do comunicador, principalmente nos dispositivos móveis, e introduzir novas funções, como as videoconferências em grupo e a possibilidade de salvar as conversas em vídeo para assistir depois.

A mudança é grande, e para isso, infeliz ou felizmente, parte da tecnologia antiga terá de morrer. Isso significa que alguns apps antigos vão parar de funcionar nas próximas semanas e o usuário não terá o que fazer além de baixar uma nova versão (caso seu sistema a suporte) ou mudar de aplicativo para continuar conversando com seus contatos (caso use sistemas antigos), conforme sugere a companhia.

Vale lembrar que o Skype para Windows já suporta todas as versões do sistema operacional, desde o Windows XP SP3 até a mais recente, o Windows 10 (32 e 64 bits). Entretanto, se você tem instalada a Atualização de Aniversário do Windows 10, talvez seja mais interessante para você baixar o Skype Preview, que traz novas funcionalidades e suporte a notificações. Já os usuários de Mac devem recorrer ao OS X 10.10 ou superior para tirarem todo o proveito das novidades, a partir do dia 1º de março.

Prazo para o update

Em seu post oficial, a galera da Microsoft não mencionou nenhum deadline para que possamos continuar usando o aplicativo "desatualizado", mas pelo que pudemos entender, alguns apps móveis do mensageiro da empresa já vão apresentar incompatibilidade em março, ou seja, devem parar de funcionar. Pelo menos foi assim que aconteceu no ano passado, quando versões do Skype para Windows RT, Windows Phone 8.1, Android 4.0.2 e iOS 7 "funcionariam até o início de 2017". A mesma informação saiu hoje no site de suporte do app, então se você ainda usa um destes sistemas, é possível que terá de considerar um novo mensageiro para continuar conversando com seus contatos.

Fonte: Microsoft (Skype blog)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.