Publicidade

Senadores dos EUA exigem mais detalhes sobre privacidade do Messenger Kids

Por| 08 de Dezembro de 2017 às 08h34

Link copiado!

Senadores dos EUA exigem mais detalhes sobre privacidade do Messenger Kids
Senadores dos EUA exigem mais detalhes sobre privacidade do Messenger Kids

Há alguns dias, o Facebook anunciou o lançamento do Messenger Kids, versão infantil de seu mensageiro, com controle parental. Agora, membros do Congresso dos Estados Unidos querem que a rede social dê mais informações quanto à privacidade do serviço, questionando se a empresa de Mark Zuckerberg estaria obtendo dados das crianças usuárias do app, e com qual objetivo.

O novo app é voltado para menores de 12 anos se comunicarem com amigos e parentes de maneira segura, sem se exporem às vulnerabilidades que a rede social pode oferecer para crianças. Com o app, os pais podem monitorar as conversas de seus filhos, por exemplo.

Contudo, para os senadores democratas Ed Markey e Richard Blumenthal, o Messenger Kids "tem potencial para fornecer um espaço seguro para crianças no mundo digital, só que isso aumenta as preocupações com relação a segurança e privacidade" dos menores. Por isso, agora eles estão exigindo que o Facebook explique, em detalhes, como exatamente funciona o aplicativo por baixo dos panos.

Essa exigência foi enviada oficialmente à companhia de Zuckerberg na quarta-feira (6), pedindo que a rede social esclareça questões como o uso de dados das crianças para possivelmente direcionar publicidade, ou qualquer outra ação do tipo, que acontece na rede social liberada para maiores de 13 anos. A dupla de senadores também questionou se o Facebook coletará e armazenará informações de localização dos usuários mirins.

Continua após a publicidade

Além disso, outra preocupação dos senadores é quanto a links compartilhados no Messenger Kids, para evitar que conteúdos impróprios para menores sejam obtidos por ali, como sites pornográficos, por exemplo. "Nós achamos legal a iniciativa do Facebook de proteger essa população vulnerável ao incluir controles parentais, estabelecer um ambiente livre de anúncios e restringir alguma coleta de dados, mas permanecemos preocupados quanto à coleta de informações sensíveis, que poderiam ser usadas com outros propósitos", declarou a dupla do Congresso.

Um porta-voz do Facebook confirmou o recebimento do documento elaborado pelos senadores, mas a empresa ainda não respondeu nada oficialmente a respeito.

Fonte: ReCode