Publicidade

Samsung relança VPN que promete privacidade e economia de dados mobile

Por| 23 de Fevereiro de 2018 às 12h06

Link copiado!

BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
Tudo sobre Samsung

Economizar dados em uma conexão móvel é essencial, principalmente em países como o Brasil em que a maioria dos planos tem franquias de utilização. Foi pensando nisso que a Samsung lançou nesta semana o Samsung Max, aplicativo que oferece serviços de VPN e tenta otimizar o uso da internet de forma a consumir a menor quantidade possível de dados.

Trata-se, na realidade, de um relançamento — o novo aplicativo é uma reinvenção do Opera Max, serviço bastante popular lançado há anos pela desenvolvedora do browser de código aberto. Descontinuado em agosto de 2017, o sistema já vinha recebendo bastante atenção da Samsung por meio de uma parceria, que incrementava ainda mais seu funcionamento e resultados nos smartphones da marca.

A mágica funciona por meio de uma tecnologia de compressão de dados, que retrabalha até mesmo o volume de informações trafegadas por serviços de vídeo por streaming, de forma a garantir, sempre, o menor gasto possível. Além disso, o software cria uma rede privada, capaz de impedir o rastreamento por sistemas de publicidade ou proteger a conexão no acesso a redes públicas ou desprotegidas.

Continua após a publicidade

Em sua nova fase, o Samsung Max traz exatamente os mesmos recursos, mas com uma interface diferente. Basta um clique para que a otimização de conexão entre em funcionamento para todo e qualquer uso da rede móvel, com um contador indicando a quantidade de dados economizados na utilização. O mesmo vale para o sistema de privacidade, que começa a funcionar de forma automática após a ativação.

Apesar das mudanças, todos os recursos do Opera Max permanecem aqui. É o caso, por exemplo, das notificações de aplicativos que estejam causando consumo excessivo de dados ou que permaneçam gastando internet enquanto estão em segundo plano. Nesse caso, o usuário pode escolher exatamente quais poderão ser atualizados desta maneira (caso de mensageiros, por exemplo), bloqueando o restante das ações desnecessárias, para bem da franquia.

O problema é que, como o nome já indica, o software, agora, passa a ser exclusivo para celulares da Samsung. O download está disponível por meio da loja oficial da marca e também na Google Play Store. Além disso, a solução virá pré-instalada em novos aparelhos da fabricante, inclusive no Brasil, uma iniciativa que começa com a chegada dos modelos Galaxy A e J.

Fonte: Samsung