Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Internet ganha pacotão de segurança em nova atualização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2022 às 08h57

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

O navegador Samsung Internet lançou a versão 17 com melhorias na privacidade, suporte ao sistema autenticação da web e ajustes na interface. Uma das novidades é o Smart Anti Tracking, equipado com inteligência artificial da gigante sul-coreana para prevenir que empresas monitorem sua atividade.

Esse sistema traz uma coleção de medidas, anunciadas no ano passado, para dar mais proteção na internet. O Smart Anti Tracking usa aprendizado de máquina do dispositivo para embaralhar cookies de rastreamento, bloquear anúncios maliciosos e outras atividades invasivas. Nesta atualização, o recurso passa a deletar todos os cookies do dispositivo semanalmente.

Continua após a publicidade

Segundo a Samsung, o sistema é padrão para dispositivos fabricados nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Europa — no Brasil, ele vem desativado. Quem desejar ativar, deve ir nas configurações do programa, que fica no painel de privacidade e segurança.

Além disso, o navegador finalmente tornou o HTTPS como o formato padrão para navegar na web. Foi introduzido também um quadro de privacidade na página de acesso rápido, assim o usuário pode conferir tudo que o programa faz para proteger sua privacidade, como pop-ups bloqueados e rastreadores.

API de autenticação da Web

Continua após a publicidade

Outra novidade do programa é algo batido para a maioria dos navegadores rivais. O Samsung Internet passou a oferecer suporte a chaves de segurança de hardware de terceiros ou a utilização do telefone para autenticação em websites.

A Web Authentication API introduz um sistema de gerenciamento de tokens de login para sites, o que contribui para uma melhor segurança no geral. O Chromium (e navegadores baseados nele) já tinha isso há bastante tempo, assim como o Firefox, mas agora chegou a vez da Samsung tirar o atraso.

Por fim, o programa conta ainda com melhorias na interface do usuário. Quem lida com muitas guias simultâneas será beneficiado com o suporte aos grupos personalizados, assim dá para agrupar páginas e organizar tudo com um simples "arrastar e soltar". O programa também chega com um sistema inteligente de busca que acha os resultados mesmo com erros de digitação.

Continua após a publicidade

Embora seja associado à Samsung, você não precisa ter um telefone da companhia para desfrutar do navegador. Se quiser experimentar, vá até a loja oficial de apps e procure pelo programa gratuito.

Fonte: Samsung