Samsung cria app para que pessoas com afasia se comuniquem através de emojis

Por Redação | 26 de Abril de 2017 às 14h38
photo_camera Divulgação

As aplicações da tecnologia são inúmeras, mas ainda há muito a ser explorado, principalmente quando se fala em inclusão. Preocupada com a acessibilidade de pessoas com distúrbios na fala, a Samsung criou um aplicativo que transforma emojis em texto e vice-versa.

Batizado como Wemogee, o app foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma comunicação simples e prática para pacientes com afasia. O distúrbio, que prejudica a capacidade de expressão e compreensão, afeta pessoas de todas as idades. Bastante comum, a incidência do transtorno é de mais de 150 mil novos casos identificados todos os anos somente no Brasil.

Diante do grande número de pacientes acometidos pelo distúrbio, os emojis aparecem como alternativa para que quem sofre com a afasia possa manter contato com amigos e familiares a partir de imagens. Para desenvolver o aplicativo, a Samsung se baseou em uma lista com mais de 140 frases em colaboração com terapeutas: as frases mais comumente utilizadas pelos usuários foram selecionadas e transformadas em sequências de emojis.

Como a imagem mostra, a pessoa com afasia digita seu texto utilizando emojis, mas o destinatário recebe as mensagens em forma de texto. O mesmo vale para a situação contrária: o usuário recebe textos em forma de imagens, mesmo que eles tenham sido digitados da forma tradicional.

Para os especialistas, o Wemogee pode ser bastante útil a quem sofre com problemas na fala e na compreensão. Segundo os terapeutas, as pessoas com a deficiência compreendem os emojis de forma simples, já que as imagens expressam emoções, gestos e ações. Diante disso, é possível que o aplicativo passe a ser utilizado, inclusive, como mais uma alternativa de tratamento para o distúrbio.

Fonte: Wemogee

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.