Rio aprova três aplicativos de táxi para utilização na capital

Por Redação | 25 de Julho de 2016 às 18h20
photo_camera Divulgação

A SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) do Rio de Janeiro acaba de homologar três aplicativos de taxi para uso na cidade. Os aplicativos em questão são o 99Taxi, EasyTaxi e Wappa. Por outro lado, o Uber ainda continua sendo amplamente utilizado na capital.

A homologação foi publicada recentemente no Diário Oficial do Rio de Janeiro, medida parte de uma exigência de um decreto aprovado pelo prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.

Ao contrário do que possa parecer, não é tão simples conseguir a homologação. Para receber a aprovação da prefeitura, o aplicativo deve conter a opção de pagamento eletrônico, identificação do motorista com nome, foto de rosto, modelo do carro e placa, além de utilizar um mapa que mostre o trajeto feito pelo veículo em tempo real. A emissão de recibo eletrônico também é obrigatória.

Com a homologação, os aplicativos deverão enviar diversas informações para a secretaria, como dados sobre corridas realizadas, data e hora de embarque e desembarque de passageiros, distância percorrida pelo veículo, valores, entre outros.

Os benefícios para os aplicativos incluem informações detalhadas sobre o trânsito na cidade, identificação com o brasão da prefeitura fluminense e facilidade de implementação nos eventos oficiais locais.

Uber

Apesar da homologação dos aplicativos para táxi, o popular serviço de caronas pagas segue em operação na cidade, amparado por uma liminar em Mandado de Segurança garantindo que seus motoristas parceiros possam continuar trabalhando, baseada no fato de que é um serviço de transporte privado.

Via: Convergência Digital, Uber (assessoria)

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.