Quer aprender a gravar suas ligações telefônicas? A gente ensina

Por Redação

Você precisa de ajuda com algum serviço, liga para o suporte ou para o atendimento ao cliente e acaba sendo vítima de abuso. Ou você é jornalista e deseja entrevistar alguém através de uma ligação telefônica. Ou talvez você seja podcaster e quer gravar uma boa conversa com seus amigos para uso posterior na edição do seu programa.

Seja qual for o motivo, gravar ligações telefônicas sempre é bastante útil para diversas finalidades. Embora essa tarefa não seja fácil de ser feita a partir de um telefone fixo, usuários do Skype sempre costumam fazer gravações de ligações a partir de um computador usando softwares como o Skype Call Recorder ou o antigo - e eficiente - Call Graph. Mas como fazer para gravar ligações a partir de um smartphone?

Existem alguns aplicativos para iOS e Android que auxiliam nessa tarefa, mas antes de começarmos com as dicas é importante salientar que a legislação brasileira não considera crime a gravação de ligações telefônicas pessoais, desde que avise-se previamente o(s) interlocutor(es) de que a gravação será executada.

Dito isso, usuários do Android podem experimentar o RMC: Android Call Recorder. O aplicativo é capaz de gravar ligações recebidas e executadas. A desvantagem é que o app é capaz de gravar somente o som ambiente, obrigando o usuário a ativar a função viva-voz - caso esqueça, somente a voz de quem faz a ligação e tem o app instalado será gravada.

Android Call Recorder

Quem tem iPhone também dispõe de opções para gravar ligações. Uma delas é o Call Recorder Free, que executa gravações em 3 canais simultâneos e os mescla para produzir o arquivo de áudio. O único porém é que esta versão gratuita é bastante limitada e para desbloquear seus melhores recursos é necessário desembolsar US$ 9,99.

Call Recorder Free - iOS

Por fim, uma solução interessante para quem deseja gravar ligações a partir de um smartphone é o WePhone: o serviço de VoIP, semelhante ao Skype, oferece um aplicativo para iOS e Android que dispõe de um recurso nativo de gravações. Basta ativá-la e as ligações são automaticamente salvas no seu aparelho.

E você? Conhece outro aplicativo interessante para gravar ligações a partir de um iPhone ou celular Android?

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.