Preferido por sua garantia de anonimato, Tor lança seu primeiro navegador móvel

Por Rafael Arbulu | 10 de Setembro de 2018 às 10h36

Os amantes da privacidade completa na internet ganharam mais um recurso para assegurar o anonimato enquanto navegam na rede. A rede de anonimato Tor lançou uma versão mobile de seu conhecido navegador, exclusivo para usuários Android e que já pode ser baixado na Play Store ou diretamente do site do projeto.

A principal atração aqui é a mesma que tornou a sua versão desktop tão atraente para ativistas e delatores: foco total na privacidade do usuário. Isso significa que o Tor continua lhe protegendo contra o monitoramento de suas atividades na rede — em especial, rastreadores usados por empresas para a criação de publicidade direcionada. Mais além, ele ainda permite a coleta de cookies quando visitando sites da internet comum, mas deleta-os assim que a sessão termina.

Contudo, há uma condição de uso: por estar em fase alfa (ou seja, fase inicial de testes da aplicação), o navegador, sozinho, não consegue trazer todos os recursos de anonimato prometidos, devendo ser usado em conjunto com o Orbot, um aplicativo proxy sancionado pela própria rede.

Os responsáveis pelo projeto, porém, esperam que o navegador sustente essas configurações de privacidade por conta própria à medida que evoluir. A versão final do navegador deve chegar no início de 2019.

Navegador privado Tor chega ao Android com o mesmo foco em privacidade e anonimato (Imagem: The Onion Router)

Fonte: The Tor Project

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.