Por má avaliação, quase 4 mil motoristas são excluídos do 99Táxis no Brasil

Por Redação | 21.07.2016 às 12:11 - atualizado em 21.07.2016 às 16:28

A avaliação que os passageiros dão aos motoristas de aplicativos de táxi ou corrida vão ajudar as empresas a selecionar melhores condutores. É o que vai acontecer com a 99Táxis, aplicativo que conecta usuários e táxis, que anunciou nesta quarta-feira (20) que quase 4 mil motoristas, cerca de 5% da frota de 80 mil parceiros ativos da companhia, serão cortados com base na má avaliação dada por passageiros.

De acordo com Pedro Somma, diretor de relações públicas do serviço, o corte atingirá com maior força a cidade de São Paulo, que hoje é o maior mercado do app e responsável por metade das quase 4 milhões de corridas feitas mensalmente pela plataforma. Dos quase 40 mil taxistas paulistanos cadastrados no aplicativo, 3 mil serão excluídos do registro do serviço.

O critério para selecionar os motoristas a ser excluídos do serviço é a avaliação dada por usuários ao fim das corridas. A 99Táxis usa essas notas para criar um cadastro, e o alvo da ação serão os motoristas que estiverem entre os 10% piores ranqueados. Além disso, a companhia informa que os taxistas não serão pegos de surpresa, já que são constantemente avisados sobre as reclamações a respeito deles.

"[Esses motoristas] estão sendo avaliados há mais de um mês e hoje estão sendo suspensos do aplicativo", destacou Somma. Os três comportamentos que mais geram reclamação entre os clientes são: o taxista não querer ligar o ar-condicionado; o taxista ser mal-educado, grosso ou rude; e o taxista cancelar a corrida. O forte cheio de cigarro também é outro motivo que leva o passageiro a dar uma avaliação ruim ao condutor.

O mesmo processo, que agora está sendo aplicado em todo o Brasil, foi feito no Rio de Janeiro há um ano. Para o executivo, a iniciativa ajudou a melhorar a percepção dos passageiros sobre os serviços da 99Táxis, já que os excluídos eram alvo de constantes queixas. Segundo Somma, conforme a empresa foi tirando esses motoristas de sua base de cadastros, a avaliação do aplicativo foi melhorando.

Fonte: G1