Publicidade

Play Store atualiza e dificulta acesso à lista de novidades de apps atualizados

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2022 às 17h42

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Em uma alteração controversa, a Play Store voltou a omitir a data de “Última vez atualizado” de apps. Relatos do desaparecimento da informação se acumulam no Reddit, junto com queixas relacionadas ao sumiço da seção “Novidades”, que também parece ter sido removida intencionalmente pelo Google.

Ambas as seções são intimamente relacionadas: a data da última atualização revela quando as alterações descritas no “Novidades” foram implementadas. No dia a dia, essas informações são bastante valiosas para embasar notícias (como as que saem no Canaltech), ou para conferir se um aplicativo continua com suporte dos desenvolvedores — fator decisivo na hora de escolher um novo app.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o Google não se manifestou sobre a retirada dos dados, então existe um fio de esperança de que seja apenas um bug ou um teste mais amplo. O que não colabora com essa hipótese é que a data de “Última vez atualizado” já foi retirada em novembro do ano passado, então essa poderia ser a liberação definitiva da “novidade”.

Pode ser um bug

Um efeito estranho da retirada do "Novidades" está na seção "Gerenciar apps e dispositivos", em que são listados todos os aplicativos baixados no celular ou associados à conta. Sem os dados dos desenvolvedores, todas as atualizações pendentes aparecem com o campo em branco — mas o botão para abrir as descrições não foi removido. Essa inconsistência sugere que a falta de descrição do update, portanto, seria um bug.

Curiosamente, a medida só se aplica à versão mobile da Play Store. Ao acessar as páginas dos aplicativos via navegador, a data da última atualização continua disponível. Se a mudança for definitiva, porém, não deve demorar muito para o Google também fazer valer na versão web.

Continua após a publicidade

O Canaltech verificou e, ao que parece, o sumiço do "Última vez atualizado" não aconteceu em todos os celulares. Talvez, porém, o Google esteja implementando a alteração de forma gradativa, assim como faz com a maioria das atualizações de apps da casa.

Fonte: Android Police