Pesquisadores descobrem apps que fazem gravação e captura de tela secretamente

Por Natalie Rosa | 04 de Julho de 2018 às 12h50
photo_camera bernardbodo/Depositphotos

Na tentativa de descobrir se os smartphones gravam as conversas dos usuários para gerarem anúncios, pesquisadores da Universidade Northeastern não obtiveram provas mas, sem querer, acabaram descobrindo que alguns aplicativos gravam a tela do aparelho secretamente.

Você já deve ter ouvido alguém dizer, ou ao menos percebido, que o Facebook exibe anúncios sobre temas que você havia conversado em voz alta com alguém. Pois foi justamente pensando nessa teoria que os pesquisadores decidiram fazer essa investigação.

Foram monitorados 17.260 aplicativos para Android, escolhidos entre os mais populares, incluindo os que enviam informações para o Facebook com a ajuda de um programa automatizado que interage com os apps. Então, foi verificado quais arquivos de mídia estavam sendo enviados por eles.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Não houve nenhuma evidência de algum aplicativo que ligasse o microfone sem que isto fosse solicitado para o usuário, mas alguns deles enviavam gravações e capturas de tela para terceiros, de maneira preocupante. Um dos exemplos dessa prática é o aplicativo de entregas GoPuff, que foi flagrado enviando gravações de tela para a empresa de análise móvel AppSee. Após ser contatado, o GoPuff removeu o código de linha do AppSee.

Os pesquisadores contam que mesmo que não tenham encontrado evidências de que aplicativos como o Facebook façam gravações do microfone, a hipótese de que isso acontece não está descartada. A pesquisa será apresentada na conferência Privacy Technology Symposium no próximo mês, em Barcelona.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.