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Passageira relata caso de assédio sexual por motorista da 99
Um novo caso de assédio sexual envolvendo aplicativos de transporte aconteceu nesta semana quando um motorista da 99 solicitou sexo oral a uma passageira. O caso aconteceu em Salvador, na Bahia, com a proposta sendo registrada em um chat anterior ao início da corrida, enquanto o condutor ainda se dirigia ao local para se encontrar com a cliente.
A vítima, que preferiu não se identificar, estava em um shopping da capital e solicitou um carro do aplicativo para ir embora. Durante uma breve conversa na qual dava orientações de onde poderia ser encontrada, por meio de um sistema de bate-papo da própria aplicação, veio a proposta, feita de maneira bem direta.
A passageira disse ter ficado em estado de choque e, com o nervosismo, não foi capaz de responder. O motorista chegou a telefonar para seu celular, provavelmente em busca de mais informações sobre sua localização. Ela afirma não ter atendido; sem resposta, o motorista a direcionou para outro parceiro da 99. A vítima cancelou o pedido e usou um táxi para deixar o shopping.

O caso foi relatado à imprensa e, também, à própria empresa de transportes. Em declaração, a 99 disse que o motorista já foi expulso da plataforma. A companhia ainda afirmou que não compactua com ações desse tipo e deseja continuar acompanhando o caso, tendo solicitado à passageira que encaminhasse a captura de tela da conversa em que aconteceu o assédio sexual e, também, cópia do boletim de ocorrência com denúncia feita na Polícia Civil.
Ao mesmo tempo, a empresa disse estar prestando todo apoio possível à vítima e que repudia qualquer tipo de violência contra as mulheres. Na declaração, a 99 disse ter uma equipe de segurança composta por 30 pessoas que trabalham 24 horas por dia justamente para garantir proteção aos usuários do aplicativo.
A cliente também se disse disposta a registrar o caso junto às autoridades, mas, em contrapartida, afirmou não desejar manchar a imagem do aplicativo, mas sim alertar sobre casos desse tipo para que o mesmo não aconteça com outras mulheres. Ela disse utilizar softwares de transporte com frequência e nunca ter passado por isso, mas que temeu por algo mais grave caso tivesse efetivamente entrado no veículo do motorista.
Mudanças no app
Na mesma data em que a situação foi publicada na imprensa, a 99 anunciou novas medidas de segurança justamente para evitar situações perigosas em seu ecossistema. No anúncio, a companhia afirma que a ideia é unir tecnologia e gestão para aumentar a segurança de motoristas e passageiros. A iniciativa, afirma, foi responsável por uma queda de 43% no número de incidentes.
Fazem parte do conjunto de medidas uma maior rigidez no cadastro, com passageiros sendo obrigados a informar CPF ou número de cartão de crédito antes de realizarem a primeira corrida. Um dos objetivos, aqui, seria reduzir os casos de assalto a motoristas, com bandidos utilizando cadastros falsos para realizarem os crimes, roubando carros e valores dos condutores.
Além disso, um sistema de inteligência artificial está sendo usado para prever incidentes, monitorando corridas em tempo real e até bloqueando chamadas potencialmente perigosas. Um mapeamento de regiões perigosas é realizado constantemente, com apoio de dados internos e também das Secretarias de Segurança Pública de cada cidade. Enquanto isso, a tecnologia de machine learning é usada para verificar padrões que possam indicar possíveis ameaças ou o uso da solução por usuários mal-intencionados.
Em breve, o 99 também ganhará um sistema que analisará o histórico dos usuários e notificará motoristas sobre passageiros frequentes, além de um sistema que permite a denúncia de incidentes diretamente pelo app para agilizar a resposta da empresa e melhorar a comunicação entre ela e eventuais vítimas.
As primeiras medidas de segurança foram implementadas em sete cidades no final de abril e, nesta semana, chegaram a todas as praças em que o 99 opera. A companhia reforça, ainda, que as funções não se tratam de uma resposta ao incidente ocorrido em Salvador, mas fazem parte de um esforço para dar mais segurança a motoristas e passageiros durante a utilização dos serviços da companhia.
A 99 reforça, ainda, que possui uma canal de atendimento exclusivo para incidentes de segurança em seu ecossistema. Por meio do telefone 0800-888-8999, motoristas e usuários podem entrar em contato para prestarem informações sobre o que aconteceu e receberem auxílio imediato, o que inclui apoio emocional e psicológico para casos de assédio.
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