Outlook é atualizado e ganha função ideal para gerenciar projetos

Outlook é atualizado e ganha função ideal para gerenciar projetos

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Julho de 2021 às 11h15
Divulgação/Microsoft

Gerenciar projetos com uma equipe pode ser desafiador, mas para facilitar a vida de líderes, ferramentas online ajudam a manter um quadro de tarefas informativo e atualizado. Na Microsoft, uma alternativa que estava em desenvolvimento era o Project Moca, um organizador estilo kanban, tal qual o Trello, encorpado com a integração com o ecossistema da companhia.

Após um período de experimentação, a ferramenta de gestão de projetos seguirá para seu próximo passo: se fundir com outros produtos da companhia. Nesta terça-feira (21), a Microsoft anunciou que as avaliações foram um sucesso e que, a partir de julho, o Project Moca começará a ser integrado ao Calendário do Outlook.

Quadro de gerenciamento de projetos permite alterar cores, anexar links, documentos, imagens e muito mais (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Quem já é usuário da ferramenta não perderá nenhum conteúdo, então não há motivo para entrar em desespero se você está com o quadro lotado de tarefas (e até preencher as fichinhas dá um certo trabalho). Os links que redirecionam para o Project Moca também serão adaptados para o novo endereço do Outlook.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nele, os administradores de painéis podem criar tarefas, anexar arquivos, fazer anotações, marcar compromissos no calendário, apresentar objetivos e até colar a previsão do tempo. A plataforma tem uma forte integração com outros serviços da Microsoft, como no Microsoft To-Do (que também está disponível para mobile), Outlook, Notas Autoadesivas do Windows, programas do pacote Office e, claro, o Teams.

A ideia, ao que parece, é fortalecer a solução da Microsoft como uma alternativa robusta ao Google Workspace.

Os quadros estão escondidos no menu do canto superior direito, dentro do Calendário do Outlook (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Usuários do Outlook devem receber a novidade gradativamente ao longo do mês. Para encontrá-la, basta acessar o Calendário do Outlook, clicar no ícone posicionado no canto superior direito e selecionar "Quadro". O submenu levará você para todas as opções salvas disponíveis no serviço.

Ter mais uma ferramenta para gerenciar projetos de equipes de trabalho é bem interessante, mas ela não se restringe a isso. A ampla integração também dá utilidade para usuários comuns, que querem manter a rotina bem organizada — nesse caso, a ferramenta da Microsoft funciona quase como um quadro branco (ou uma parede recheada de post-its).

A adição do Calendário do Outlook será útil para você? Deixe suas impressões sobre o recurso nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.