Os aplicativos mais populares de junho para Android e iOS

Por Muni Perez

Semanalmente, o Canaltech faz uma lista com os melhores aplicativos e, agora, listamos os apps mais populares do mês anterior tanto para Android quanto para iOS.

Em junho, o grande destaque foi o Facebook Lite, novo app da rede social para mercados emergentes e smartphones de baixo custo. Para iOS, tivemos o Popcorn Time, o "Netflix pirata", que oferece filmes e séries ilimitados e gratuitos via torrent.

Confira a lista completa.

Android

1. Facebook Lite

Facebook Lite

O app do Facebook é, com certeza, um dos mais utilizados nos smartphones e também um dos mais pesados, contribuindo bastante para a lentidão de aparelhos com especificações medianas. O Facebook Lite é uma versão mais leve do app que consome menos memória, ocupando 0,5 MB, e exibe para o usuário atualizações de status, notificações e fotos. No entanto, os vídeos e serviços de localização ficam de fora, mas já é o suficiente para que você navegue na rede social sem deixar o dispositivo lento. Antes disponível em mercados emergentes como Sri Lanka e África do Sul, o app chegou no Brasil no último mês.

Faça download na Play Store

2. Mova Mais

Mova Mais

Mova Mais é uma nova plataforma brasileira que oferece diversos benefícios ao fazer exercícios físicos, com a "troca" das calorias queimadas por milhas de passagens aéreas, diárias em hotéis, ingressos de cinema, prêmios etc. Você pode até estranhar, mas, sim, a única coisa que deve fazer é suar a camisa. O Mova Mais na verdade não é um aplicativo - é uma plataforma que se conecta a outros apps de monitoramento de atividades físicas. Atualmente, ele se integra ao RunKeeper, Strava e MapMyRun. Basta acessar o site no link abaixo e fazer o login para começar a acumular pontos. O serviço ainda está na fase beta, portanto esses pontos ainda não poderão ser trocados por benefícios, mas estarão salvos em sua conta. Para pontuar, é necessário praticar, pelo menos, 30 minutos de atividades físicas diárias.

Faça download na Play Store

3. Relógio do Google

Relogio Google

Se você não gosta do app do alarme do seu celular, pode experimentar o Relógio do Google. Ele realmente não tem nada de mais, mas, pelo fato de ser desenvolvido pelo Google, podemos esperar algumas funções mais inteligentes em breve. Anteriormente, o aplicativo fazia parte do Android, mas agora que foi lançado na Play Store, fica fácil para a empresa atualizar o software sem que seja necessária uma nova versão do Android. O visual é bem bonito, com Material Design, e ele aceita comandos de voz.

Faça download na Play Store

4. Mistaken Photo

Mistaken

Mistaken é um novo app bem interessante. Você tira uma foto, mas não pode vê-la e, ao invés disso, vai receber uma foto tirada por uma pessoa aleatória em alguma parte do mundo - e ela vai receber a sua foto. Ficou curioso? Então experimente.

Faça download na Play Store

5. Photoshop Mix

Photoshop Mix

Photoshop Mix

Photoshop Mix

Após tirar de circulação o Photoshop Touch, a Adobe afirmou que estava preparando novos aplicativos de edição de imagens para o Android. A empresa acabou de anunciar o Photoshop Mix, que oferece recursos de edição básica, valendo mencionar o de misturar imagens, produzindo efeitos bem bacanas. O app é gratuito, mas para utilizá-lo você precisa ter uma conta na Creative Cloud, a nuvem da Adobe. Você pode começar a editar uma foto no app, salvar e abrir no computador que os dados serão sincronizados.

Faça download na Play Store

iOS

1. Popcorn Time

Popcorn Time iOS

Popcorn Time é o "Netflix pirata" e permite assistir a uma enorme variedade de filmes e séries online via torrent. O serviço antes estava disponível apenas para desktops e Android, já que, por razões óbvias, a Apple proíbe o aplicativo em sua App Store. Contudo, recentemente os desenvolvedores encontraram uma maneira de burlar as limitações da Apple e tornaram possível a instalação do Popcorn time mesmo em dispositivos sem jailbreak. A coisa ficou bem popular e o app já possui mais de 1 milhão de downloads.

Como instalar o Popcorn Time no iOS

Faça download no site oficial

2. Relook

Relook é um novo aplicativo de fotografia dos mesmos desenvolvedores do já consagrado Repix. O app é voltado para a correção de rostos e pode realmente fazer milagres. Ele conta com diversos recursos para te deixar melhor na foto, como removedor de marcas na pele, removedor de manchas, tira-rugas, emagrecedor, retocador para escurecer ou clarear determinadas partes da imagem, etc.

Faça download na App Store

3. Cleu

Cleo

Uma das funções primordiais do seu iDevice, provavelmente, é te acordar de manhã. No entanto, o despertador padrão da Apple deixa bastante a desejar e poderia ser mais inteligente e fazer algo além de simplesmente irritar no primeiro momento do dia. Cleu é um novo app que vem para cobrir esse buraco, oferecendo um despertador inteligente com diversos recursos. Primeiro, para ele parar de tocar, você deve completar uma espécie de joguinho de conectar pontos — e, assim, não corre o risco de desligá-lo acidentalmente e perder a hora. Além disso, ele mostra o primeiro compromisso do dia no seu calendário e informações sobre o tempo. Um recurso bacana é o botão "soneca", ou "Power nap", que dá alguns minutos para cochilar sem se preocupar em configurar o alarme.

Faça download na App Store

4. Cover

Cover

Cover é um novo app de fotografia que te permite criar belíssimas imagens com apenas alguns toques. Carregue uma foto, selecione o efeito ou filtro e escolha um texto, frame ou figurinha de diversos formatos. Ele vem com 15 filtros, 272 templates (caso não consiga soltar a criatividade), 115 fontes e 578 figurinhas para colocar nas fotos.

Faça download na App Store

5. Paintcan

Paintcan

PaintCan é um app para edição de imagens feito pela Adobe que permite transformar suas fotos em pinturas a óleo, dando um belo toque artístico nas suas postagens do Instagram e Facebook, por exemplo. Antes disponível apenas para iPad, o PaintCan agora é compatível também com o iPhone.

Faça download na App Store